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Alimentação Saudável

O iogurte saudável (e sem lactose) que pode fazer com 5 ingredientes

A receita sugerida pela nutricionista Bárbara de Almeida Araújo prepara-se em menos de 15 minutos.
Vai querer provar esta versão já.

Se pensa que o iogurte é um inimigo da dieta, está enganado. É certo que não pode confiar em todas as opções à venda nos supermercados — a maioria tem quantidades absurdas de açúcar na sua composição —, mas existe sempre a possibilidade de fazer uma versão saudável em casa.

Depois do iogurte vegan e low carb de coco, a NiT tem uma receita com manga para partilhar. A sugestão da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo leva apenas cinco ingredientes e prepara-se em menos de 15 minutos.

Fica cremoso.

Além disso, não contém lactose. Ou seja, é uma boa sugestão para bebés (com mais de seis meses), miúdos e adultos intolerantes à proteína do leite de vaca, para vegans e para quem simplesmente procura variar os lanches.

“É fácil de fazer e, por isso, não há desculpas. O resultado é um iogurte com uma textura muito cremosa”, revela à NiT a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Do que precisa

— Uma batata doce (100 a 120 gramas);
— Uma banana da Madeira (pode ser congelada);
— Meia manga;
— Gotas de limão (a gosto);
— Água (opcional).

Como se faz

Comece por lavar e descascar a batata doce. Coza em água durante cerca de cinco a dez minutos ou até estar macio. Coloque no processador, juntamente com a banana e a manga. Em seguida, triture tudo.

Caso seja necessário, adicione um pouco de água e, depois, as gotas de limão. Passe o preparado para frascos de vidro e guarde no frigorífico durante um ou dois dias.

Se não tiver tempo para fazer a receita em casa e acabar num corredor do supermercado, saiba que há quatro versões que deve privilegiar para manter uma alimentação saudável. Carregue na galeria para saber quais são.