Alimentação Saudável

O inesperado fruto seco que é o novo aliado para perder peso

Não são as amêndoas nem as nozes, mas é igualmente útil para diminuir o apetite.

Já há mais uma tendência para testar.

Os frutos secos contêm uma grande quantidade de ácidos gordos essenciais — maioritariamente ómega 3 — e são ricos em minerais essenciais para o organismo, bem como antioxidantes. Também têm uma quantidade significativa de proteínas e fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal. Já para não falar que nos deixam saciados. Ou, por outras palavras, fazem com que não ataquemos as bolachas e chocolates que temos escondidos lá em casa.

O mais comum é optar pelas amêndoas (14 a 20 por dia) ou pelas nozes (quatro por dia). Porém, neste momento, há uma nova moda do mundo fit que inclui um fruto seco e não é nenhum destes dois. O novo aliado para a perda de peso é o pinhão.

Este fruto seco é a semente do pinheiro que se forma dentro da pinha. É altamente nutritivo, sendo rico em proteína, gordura, magnésio, fósforo, zinco, ferro, vitamina E, niacina, riboflavina, tiamina e folato.

Tem mais benefícios?

“O pinhão ajuda a reduzir o colesterol, bem como o risco de doença cardíaca. Além disso, é ótimo para estabilizar o humor”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

A especialista acrescenta, ainda, que promove a saúde dos olhos e retarda o envelhecimento. E agora, o motivo pelo qual está a ser tão falado: ajuda a controlar o peso, uma vez que promove a secreção de colecistoquinina — uma hormona que retarda o esvaziamento gástrico e diminui o apetite.

Mas atenção: apesar dos benefícios, lembre-se de que o pinhão é bastante calórico (622 calorias por 100 gramas), pelo que a quantidade diária deve ser entre 20 a 30 gramas.

A estrela do momento.

Qual é a melhor forma de ingerir este fruto seco?

“O pinhão pode ser ingerido como snack, entre refeições para ajudar a controlar o apetite, adicionar-se a saladas ou pode, ainda, fazer pesto, um molho originário de Génova”, sugere a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

A NiT dá-lhe a receita do pesto, para que possa experimentar em casa e começar a tirar proveito dos benefícios deste fruto seco.

Do que precisa

— 50 gramas de pinhão;
— 150 mililitros de azeite;
— 50 gramas de queijo parmesão ralado;
— 80 gramas de manjericão;
— Dois dentes de alho.

Como se faz

Só tem de torrar os pinhões numa frigideira. Depois, coloca todos os ingredientes num processador de alimentos e tritura. Deve conservar no frigorífico num frasco hermeticamente fechado.

Sugestão da nutricionista: “Pode usar este molho para temperar saladas, barrar tostas, pão, batata doce torrada, massas ou vegetais espiralizados.”

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