Alimentação Saudável

O cremoso gelado de banana e cacau que se faz em 5 minutos

Não contém natas, açúcar adicionado, nem leite. É uma opção para comer sem culpa.
Pode colocar por cima lascas de coco ou pepitas de chocolate negro.

“Os gelados não têm de ser calóricos, nem levar uma diversidade de ingredientes. É possível fazer versões saudáveis e igualmente deliciosas”, garante à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo. Para o provar, a especialista partilha uma receita que leva apenas dois ingredientes — o terceiro é opcional.

A banana congelada é a base e a autora do blogue “Manias de Uma Dietista” sugere cacau para misturar. O resultado final é um gelado cremoso e para comer sem culpa, já que não contém natas ou açúcares adicionados. É também uma opção para intolerantes à lactose.

O resultado final da nutricionista.

“Simples de fazer e tenho a certeza de que todos vão gostar, incluindo os mais pequenos”, explica à NiT.

Do que precisa

— Duas bananas congeladas;
— Uma colher de sopa de cacau em pó;
— Lascas de coco (a gosto).

Como se faz

Corte as bananas às rodelas e coloque no congelador — o ideal será deixar de um dia para o outro. Passe a banana congelada para a liquidificadora ou robot de cozinha e triture até formar uma pasta cremosa. Junte o cacau e bata mais um pouco.

Colocar o preparado num recipiente e leve ao congelador durante uma hora antes de servir. Polvilhe com lascas de coco ou chocolate.

Nota da nutricionista: “Em vez de cacau, pode juntar qualquer outra fruta congelada, manteiga de amendoim ou outro ingrediente que deseje, podendo variar o sabor usando sempre como base do gelado a banana congelada.”

Carregue na galeria para conhecer mais 15 receitas de gelados saudáveis e deliciosos para fazer em casa em menos de cinco minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT