NiTfm live

Alimentação Saudável

O bolo de maçã e manteiga de amendoim que pode comer durante a dieta

É uma ótima opção para a sobremesa, mas também para acompanhar com queijo fresco ao lanche.
Mas que delícia.

Existem alimentos com características poderosas, como é o caso da maçã e da manteiga de amendoim. Esta fruta é rica em fibra, por isso, ajuda a controlar melhor o apetite. Já a pasta é uma ótima fonte de proteína e gorduras boas. Portanto, imagine os benefícios de juntar estes dois ingredientes numa receita. É essa a sugestão da nutricionista Maria Gama.

Estamos a falar de um bolo simples e fácil de fazer. Basta juntar os ingredientes, deixar cozinhar e já está. Pode dar uma ótima sobremesa, mas também pode ser aquecido ao lanche e acompanhado de queijo fresco.

Aqui está o resultado final.

“Cortei às fatias, deixei no frigorífico e fui comendo durante a semana. Também é possível congelar e retirar à medida que fosse necessário”, diz a autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

Do que precisa

— 160 gramas de farinha de espelta;
— 210 gramas de farinha de milho;
— 400 mililitros de leite magro;
— 150 mililitros de claras pasteurizadas;
— Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim;
— Três ovos inteiros;
— Uma mão cheia de passas;
— Duas maçãs;
— Cajus (a gosto);
— Fermento.

Como se faz

Numa tigela junte as farinhas, o fermento, as passas e uma maçã e meia cortada em cubos pequenos. Adicione o leite e a manteiga de amendoim aos ovos batidos e junte ao preparado anterior.

Entretanto, bata as claras, junte à mistura e envolva bem. Coloque o preparado numa forma de silicone e, por cima, acrescente meia maçã aos bocados e cajus. Leve ao forno, pré-aquecido, durante 30 a 40 minutos.

“Para quem gosta de um bolo mais doce, pode adoçar com mel, tâmaras, banana ou puré de maçã, por exemplo”, sugere Maria Gama.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de bolos mais saudáveis — uma delas é uma versão de chocolate sem farinha e outra de iogurte.