NiTfm live

Alimentação Saudável

O incrível bolo de chocolate vegan que vai querer provar já

Não leva ovos e manteiga, nem açúcares adicionados. Tome nota da receita da autora do blogue "Jornada do Sabor".

Uma delícia.

Por mais receitas que se criem, o bolo de chocolate será sempre o rei dos bolos. E nenhuma dieta merece retirá-lo das nossas vidas, certo? A NiT tem uma versão vegan e sem açúcares adicionados que é a prova disso.

“Não tem ovos, leite, nem manteiga. E não tem açúcar cristalizado. Contém apenas o açúcar naturalmente presente nas tâmaras e no chocolate preto”, revela à NiT Eva Gür, autora do blogue “Jornada do Sabor“.

É uma ótima opção para uma sobremesa especial, mas também para quem gosta de fazer os seus próprios bolos de aniversário.

Do que precisa

— 250 gramas de tâmaras;
— 150 gramas de farinha de aveia;
— 120 gramas de farinha de espelta;
— Uma colher de sopa de cacau cru em pó;
— Uma pitada de flor de sal;
— Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
— Uma colher de sopa de sementes de papoila;
— 50 mililitros de óleo de coco;
— 500 mililitros de água morna;
— Uma mão de amêndoas picadas;
— 100 gramas de chocolate negro culinária;
— 50 mililitros de leite de amêndoa ou coco.

Como se faz

Primeiro, tenha a certeza de que tem uma varinha mágica ou um mixer com força suficiente para cortar tâmaras e nozes. Triture as tâmaras até ficar uma massa homogénea. Depois junte as farinhas, o cacau, a sal e o bicarbonato de sódio. Aqueça o óleo de coco para ficar líquido e junte com a água, as sementes de papoila e as amêndoas. Misture bem até a massa ficar uniforme (idealmente um pouco líquida, como se fosse uma massa de muffin).

Em seguida, passe o preparado para uma forma untada com óleo de coco e polvilhada com farinha. Leva ao forno pré-aquecido a 170 graus, durante cerca de 40 minutos.

Para fazer a cobertura do bolo, aqueça o chocolate negro em pedaços num banho-maria e junte leite vegetal, enquanto vai mexendo. Quando o bolo estiver pronto, deixe arrefecer e cubra com a massa de chocolate.