« O incrível bolo de chocolate e iogurte que pode comer sem estragar a dieta

Bolo mousse de chocolate

Do que precisa

— 12 colheres de sopa de farinha de espelta ou aveia;
— Quatro colheres de sopa de cacau em pó puro;
— Uma colher de chá de fermento em pó;
— Quatro colheres de sopa de azeite;
— Dez colheres de sopa de bebida vegetal;
— Uma colher de chá de aroma de baunilha (opcional);
— 200 gramas de tâmaras (ingrediente para bolo e mousse);
— 350 mililitros de bebida vegetal;
— 200 gramas de chocolate preto com mais de 75 por cento cacau sem açúcar.
Para o ganache de chocolate
— 60 gramas de chocolate preto;
— Cinco colheres de sopa de água morna.

Como se faz

Comece por pôr as tâmaras a hidratar em 200 mililitros de leite quente durante meia hora. Triture com a varinha mágica até obter um creme macio. Em seguida, unte e forre com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22 centímetros de diâmetro. Nesse momento, aqueça o forno a 180 graus.

Numa tigela misture os ingredientes secos do bolo: farinha, cacau e fermento. Junte o azeite, o leite, o aroma de baunilha e oito colheres de sopa do creme de tâmaras. Volte a misturar tudo muito bem com o batedor de varas manual. Depois, verta a massa sobre a forma e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Entretanto, comece a preparar a mousse. Deve pôr o chocolate a derreter em banho maria. Passe o restante creme de tâmaras para uma tigela, adicione 150 mililitros de bebida vegetal e misture. Quando o chocolate estiver cremoso, adicione-o e volte a misturar bem.

Quando o bolo estiver pronto, verta o preparado de mousse sobre ele. Deixe arrefecer um pouco à temperatura ambiente e leve ao frigorífico durante quatro horas.

Para o ganache de chocolate, derreta o chocolate em banho maria. Faça um copo de café instantâneo. Quando o chocolate estiver em creme, retire debaixo da água quente e, aos poucos, com uma colher de sopa de cada vez, para ir misturando bem o café. Deve ficar um creme fluido, já que vai ficar mais rijo ao ser colocado em cima da mousse fria.

Desenforme o bolo e retire cuidadosamente a tira de papel vegetal que estava a forrar o lado. Passe o ganache para o centro da mousse e espalhe em círculo com a ajuda de uma colher de sopa. Pode decorar com pistácios picados, por exemplo.

Esta receita é de Sandra Nereu, autora do blogue "Panelinha de Sabores".

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT