NiTfm live

Alimentação Saudável

O incrível bolo de chocolate e iogurte que pode comer sem estragar a dieta

É saudável, muito saboroso e o melhor de tudo: pouco calórico.
Divinal.

Há poucas coisas melhores no mundo do que um bolo de chocolate. O problema é a dieta. Os bolos, sobretudo de chocolate, são deliciosos, é um facto, mas são inimigos da linha, sobretudo pelas suas calorias. Contudo, não precisa de ser assim.

Prova disso mesmo é esta receita de bolo de chocolate e iogurte do blogue “Sugar & Soul”, que não deixa de ser delicioso e que sacia todos os desejos de um bom bolo de chocolate, mas baixo em gordura e calorias (tem 294 calorias). Portanto, se comer com moderação, não vai colocar a dieta em causa.

E é saudável.

Além do iogurte, há um outro ingrediente que contribui para isso. É o applesauce, ou molho/compota de maçã. Estes dois ingredientes substituem as gorduras tradicionais, como a manteiga, o óleo ou as natas.

O iogurte grego e o molho de maçã tornam o bolo saudável, não comprometendo o sabor nem a textura. Aliás, o bolo fica com muito bom aspecto depois de cozido. Pode até fazer esta receita quando receber convidados em casa, vão adorar.

Do que precisa

— 110 gramas de chocolate negro cortado;
— Uma chávena e um quarto de açúcar mascavado claro;
— Meia chávena de compota de mação não açucarada;
— Dois ovos;
— Uma chávena de iogurte grego magro;
— Uma colher de chá de extrato de baunilha;
— Uma chávena e três quartos de farinha;
— Meia chávena de cacau em pó (não açucarado);
— Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
— Meia colher de chá de sal;
— 110 gramas de chocolate 60% cortado;
— Quatro colheres de sopa de água morna.

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 175 graus e unte a forma para o bolo. Derreta o chocolate negro no microondas. Numa tigela grande misture o chocolate derretido, o açúcar e o molho de maçã. Junte os ovos, um a um, o iogurte e o extrato de baunilha. Noutro recipiente, junte a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de soda e o sal.

Junte as duas misturas até formar uma massa espessa. Coloque na forma e leve ao forno entre 45 a 55 minutos. Deixe arrefecer durante dez. Vire a forma para um tabuleiro e deixe arrefecer por duas horas, antes de colocar o topping de ganache. Para fazer a ganache, derreta o chocolate 60 por cento no microondas. Misture as colheres de sopa de água morna, uma de cada vez, até criar um molho sedoso. Deite a ganache por cima do bolo e polvilhe com granulado, se quiser.

Aproveite e carregue na galeria para ver nove outras receitas de bolos que pode comer sem estragar a dieta.