Alimentação Saudável

O incrível bolo de cacau e batata doce que pode comer sem medos

A receita da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, é uma delícia.
Queremos provar já.

O cacau melhora o humor, previne a anemia, ajuda a controlar as inflamaçoes e, claro, a criar sobremesas saudáveis. Já a batata doce é um hidrato de carbono rico em fibra que, além de fornecer nutrientes essenciais, ajuda a controlar o apetite. Portanto, juntar estes dois alimentos só pode dar bom resultado. A receita da nutricionista Sónia Marcelo é a prova disso.

É um bolo que junta os dois ingredientes, assim como ovos, farinhas saudáveis e até sementes de linhaça. Bónus: não tem de ficar horas na cozinha para a preparação.

O resultado final da nutricionista.

“Quem é fã de chocolate, mas quer uma opção mais saudável e igualmente saborosa, recomendo este bolo que ficou divinal. Levei para as consultas de nutrição para oferecer às minhas pacientes e adoraram”, conta à NiT a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”.

Do que precisa

— Cinco ovos;
— 270 gramas de batata doce;
— 35 gramas de cacau em pó magro;
— 80 gramas de farinha de espelta integral;
— 30 gramas de azeite;
— Uma colher de sopa de sementes de linhaça;
— Uma colher de sopa de coco ralado (opcional);
— 40 gramas de xarope de agave;
— Canela (q.b.);
— Uma colher de sopa de fermento;
— Meia tablete chocolate culinária adoçado com stevia;
— Uma colher de sopa de óleo de coco;
— 50 mililitros de bebida vegetal de aveia.

Como se faz

Comece por assar a batata doce ou colocá-la às rodelas num prato, e leve durante seis minutos ao microondas. Reserve.

Misture a farinha de espelta, o cacau em pó, as sementes de linhaça, o coco ralado e a canela. Triture a batata doce até formar puré e junte os ovos. Mexa muito bem.

Adicione ao preparado da batata doce a mistura com a farinha e envolva tudo até ficar com uma massa homogénea. Misture o fermento, o xarope de agave e o azeite. Mexa muito bem.

Coloque numa forma de silicone e leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante 30 minutos.

Derreta a tablete de chocolate em banho-maria e incorpore a bebida vegetal e o óleo de coco. Deixe durante cinco minutos até obter um chocolate homogéneo que dê para barrar. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer e coloque num prato. Verta o chocolate derretido por cima e decore com frutos vermelhos.

Agora, carregue na galeria para conhecer oito receitas de bolos de chocolate para comer sem estragar a alimentação — uma delas é com Nutella saudável.

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