Alimentação Saudável

O incrível bolo de banana que se prepara em 10 minutos

A receita criada pelo blogue NiT "Mamã Paleo", de Ana S. Guerreiro, não leva açúcar, mas continua a ser deliciosa.
Já pode ir comprar os ingredientes.

Não há nada melhor do que provar uma fatia de bolo acabada de sair do forno ao meio da tarde com um café para acompanhar. Entretanto, para quem quer perder peso este pequeno prazer torna-se um desejo proibido. Saiba que se escolher a versão certa, não vai precisar de abrir mão desta delícia.

O blogue NiT “Mamã Paleo” tem uma sugestão para partilhar. É o bolo de banana sem glúten, sem laticínios e sem adição de açúcares. A receita é simples, não requer várias etapas de preparação e ainda tem uma textura suave e fofinha. Basta acrescentar os ingredientes à lista do supermercado e seguir o passo a passo desta receita.

“Este bolo é ótimo para uma festinha com crianças. Se fizerem para adultos, podem ainda acrescentar mel, xilitol ou açúcar de coco para adoçar”, sugere Ana S. Guerreiro.

Do que precisa

— seis ovos;
— duas bananas médias maduras;
— 100 mililitros de leite de coco;
— 100 gramas de coco ralado;
— duas colheres de sopa de azeite;
— duas colheres de sopa de farinha de mandioca ou coco ou amêndoa;
— duas colheres de sopa de araruta ou polvilho doce ou farinha de arroz;
— uma colher de sopa de linhaça moída ou de farinha de coco;
— uma colher de sopa de canela em pó;
— uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou fermento em pó para bolos sem glúten;
— pitada de sal.

Como se prepara

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. Coloque os restantes ingredientes numa taça e com a varinha mágica crie uma massa homogénea. Quando a massa começar a criar pequenas bolhas de ar junte as claras, mas envolva-as cuidadosamente. Coloque numa forma de silicone e leve a forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos.

Embora seja uma versão mais saudável, não significa que possa exagerar na quantidade. A regra na alimentação é sempre a mesma: tudo o que é em excesso faz mal. Carregue na galeria para descobrir, mais nove receitas de bolos que pode comer sem estragar a dieta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT