Alimentação Saudável

O húmus de pistachio que vai querer provar faz-se em 3 minutos

A receita da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, vai ser uma das suas favoritas.
Que delícia.

Naqueles instantes que antecedem as refeições principais, em que uma vontade incontrolável de comer se apodera de nós, a vingança acontece quase sempre com o pão e os enchidos. No entanto, há alternativas mais saciantes e menos agressivas para a dieta, como o húmus.

“É um prato típico da cultura árabe. Geralmente, tem por base o grão, as sementes de sésamo e especiarias. Devido aos seus ingredientes, é rico em proteínas, fibra e ferro”, diz à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

Acompanhe com palitos de vegetais.

A sugestão da também autora do blogue “Dicas de Uma Dietista” é uma versão feita com pistachio que, além de saudável, é deliciosa. Só tem de dispensar três minutos para a confeção.

Do que precisa

— 400 gramas de grão cozido;
— Meia chávena de pistachios;
— Três colheres de sopa de azeite;
— Uma colher de sopa de sementes de sésamo;
— Três dentes de alho;
— Uma colher de sobremesa de sumo de limão;
— Uma colher de sobremesa de cominhos;
— Sal e pimenta (a gosto).

Como se faz

Num processador de alimentos, triture os pistachios. Depois, adicione os restantes ingredientes e misture bem até formar uma pasta uniforme.

“Pode acompanhar com legumes cortados às tiras como pepino, cenoura, beterraba, aipo ou pimento”, sugere a especialista.

Carregue na galeria para conhecer outras propostas de petiscos saudáveis da nutricionista Sónia Marcelo, como croquetes fit de carne e bolinhos de falafel.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT