Alimentação Saudável

O grande truque para fazer as panquecas perfeitas

Com apenas três passos consegue ter aquele pequeno-almoço, lanche ou receita para o brunch que todos vão adorar.

Podíamos comer isto todos os dias.

Se nunca provou uma panqueca, não sabe o que está a perder. Se é daquelas pessoas que as fazem todas as semanas, então só tem de afinar a receita. Além de ser uma ótima forma de começar o dia, pode ser um lanche diferente ou e até fazer parte do brunch caseiro de domingo com os amigos.

“São super fáceis de fazer, não demora tempo nenhum e é uma receita versátil. Pessoalmente, utilizo sempre farinha ou flocos de aveia para a base, sendo que cada um pode alterar ao seu gosto”, diz à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.

Em três passos simples pode conseguir as tais panquecas saudáveis perfeitas.

Procure uma consistência cremosa

É importante que a consistência não fique líquida, caso contrário as panquecas vão colar à frigideira e não vai conseguir virá-las. Fazendo uma comparação, o preparado tem de ficar como se fosse um iogurte depois de mexido. Vamos tentar?

Não se esqueça do sabor

“Se juntar apenas os flocos ou farinha de aveia com água e ovo, o sabor das próprias panquecas não vai ser nada de especial. Se optar por isso, acompanhe, por exemplo, com um iogurte e uma peça de fruta. E pode polvilhar com canela. Se, pelo contrário, quiser dar um sabor mais adocicado às panquecas, pode colocar meia banana, laranja ou maçã no próprio preparado”, sugere a nutricionista.

Atenção à textura das panquecas

Tome nota deste truque: utilize fermento para ficar com panquecas mais fofas. Desta forma, também aguentam mais tempo no frigorífico sem ficarem duras. Se não utilizar fermento, o melhor é colocar um pouco mais da massa para ficarem mais altas.

O grande truque para fazer as panquecas perfeitas

Este é o método que o vai permitir fazer panquecas saudáveis e que durem vários dias. Assim, não tem de pegar na frigideira todas as manhãs. Experimente aplicar os truques na receita abaixo sugerida por Maria Gama.

Ingredientes:

— Três colheres de sopa de flocos de aveia;
— Um ovo;
— Uma colher de sopa de sementes de linhaça;
— Uma colher de sopa de sementes de chia;
— Uma chávena almoçadeira (idêntica a uma taça) de framboesas;
— 150 mililitros de leite magro, bebida vegetal a gosto ou água.

Modo de preparação:

Junte todos os ingredientes num recipiente e triture com a varinha mágica. Numa frigideira anti-aderente, bem quente e sem qualquer adição de gordura, coloque o preparado anterior. Normalmente, uma colher de servir sopa é suficiente para cada panqueca, dependendo do seu gosto pessoal quanto à grossura da panqueca. Quando começar a formar bolhas à superfície, vire para o outro lado. Pode acompanhar com banana e colocar uma colher de chá de mel.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT