Alimentação Saudável

O delicioso (e saudável) empadão de cenoura que vai querer provar já

A receita da nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”, faz-se com oito ingredientes.
Também há quem inclua lentilhas.

O empadão é uma receita bastante popular e que tem vindo a sofrer adaptações. A versão criada pela nutricionista Ana Bravo, por exemplo, tem como protagonistas a cenoura e com uma carne branca super baixa em calorias.

Estamos a falar da carne de coelho, faz parte da dieta mediterrânea e, em Portugal, tem há muito tempo lugar de destaque. Tem poucas calorias, um baixo teor de fibras de colagénio e pouca gordura, tratando-se de uma carne muito macia e de fácil digestão. Isto faz com que seja uma opção saudável para toda a família. Já a cenoura é rica em vitaminas e ajuda a manter a saciedade.

Fica uma delícia.

A receita do blogue “Nutrição com Coração” inclui, ainda, louro, espinafres e até vinho branco. Tome nota do modo de preparação.

Do que precisa (para duas pessoas)

— 400 gramas de carne de coelho (ou outra opção);
— Duas folhas de louro;
— Um dente de alho;
— Uma cebola;
— 50 mililitros de vinho branco;
— Três cenouras;
— Uma batata média;
— 150 gramas de espinafres.

Como se faz

Num tacho coloque o azeite, o coelho em pedaços, o alho e a cebola picados, o louro e o vinho branco. Deixe cozinhar em lume brando, juntando um pouco de água quente, sempre que necessário, mas garantindo que a maioria do líquido evapora.

Lave, descasque e corte as cenouras em pedaços, bem como a batata. Coza, escorra e transforme em puré. Coza também os espinafres, escorra bem e com eles forre o fundo de um tabuleiro pequeno. Programe o forno nos 190 graus.

Por cima dos espinafres disponha uma camada de coelho, que deve desfiar tendo o cuidado de rejeitar todos os ossos. Finalmente, deite o puré de cenoura e leve ao forno durante cerca de 15 minutos, para tostar a gosto. Sirva bem quente.

Carregue na galeria para tomar nota de outras refeições saudáveis, desde pizza na frigideira a lasanha de batata doce.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT