Alimentação Saudável

O delicioso bolo de banana e iogurte que se prepara em 5 minutos

A receita da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo é boa para todas as idades.
Pode colocar iogurte por cima.

“Ontem à noite estava-me a apetecer desesperadamente comer algo doce. O facto de nos apetecer comer um doce não é desculpa para não mantermos uma alimentação saudável. Com um pouco de imaginação consegue-se sempre fazer algo saboroso e saudável”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Foi assim que criou a sua incrível e deliciosa receita de bolo de banana e iogurte. Bónus: prepara-se em cinco minutos — o resto do trabalho é do forno.

“Não tinha muitos recursos na cozinha. Já não tinha ovos, a manteiga de amendoim acabou…. Mas, mesmo assim, coloquei as mãos na massa e fiz esta espécie de bolo com poucos ingredientes”, acrescenta.

A autora do blogue “Manias de Uma Dietista” optou por colocar por cima o resto do iogurte com um pouco de xarope de tâmaras (de maçã ou mel também servem) e um quadrado de chocolate negro.

“Soube-me mesmo bem”, conta à NiT. Vai precisar de apenas seis ingredientes para replicar esta receita que, segundo a especialista, pode ser comida desde os oito meses aos 99 anos. 

O resultado final.

Do que precisa

— Uma banana;
— Um iogurte natural não açucarado (de preferência biológico);
— Duas colheres de sopa de farinha de espelta;
— Uma colher de café de canela;
— Uma colher de café de fermento;
— Uma colher de sopa de óleo de coco (deve resultar bem com manteiga de amendoim);
— Xarope de tâmaras, de maçã ou mel (opcional).

Como se faz

Comece por esmagar a banana. Depois, junte meio iogurte, a farinha, canela, fermento e o óleo de coco. Misture tudo, coloque numa forma pequena e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos.

Agora, carregue na galeria para conhecer outros dez bolos para fazer em cinco minutos — e comer sem culpa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT