NiTfm live

Alimentação Saudável

O delicioso bolo de banana e canela que pode fazer na frigideira em 5 minutos

É uma versão sem glúten e sem lactose, que pode comer sem medo de estragar a dieta.
Fotografias de Teresa D' Abreu.

A frigideira pode ser uma verdadeira aliada na alimentação saudável. É com este utensílio de cozinha que é possível preparar pizzas e até bolos em versões fit. O blogue “Healthy Bites”, por exemplo, sugere uma versão de banana e canela.

A ideia de Teresa D’ Abreu era fazer panquecas mas, quando percebeu que a massa era muito e o tempo nem tanto, decidiu usar tudo de uma vez e criar um bolo. “Posso dizer que foi uma ideia de génio. Ficou delicioso, super fofinho e saboroso — e será certamente uma receita a repetir nesta e outras versões”, diz.

Que delícia.

Vai precisar de apenas oito ingredientes e cinco minutos para replicar esta receita. No final, pode servir, por exemplo, com manteiga de amêndoa e fruta fresca.

Do que precisa

— Seis colheres de sopa de flocos de aveia;
— Duas colheres de sopa de farinha de banana
— Uma colher e meia de chá de canela do Ceilão;
— Quatro colheres de sopa de bebida vegetal;
— Dois ovos;
— Uma banana da Madeira madura;
— Meia colher de chá de fermento ou bicarbonato de sódio;
— Uma colher de sopa xarope de ácer.

Como se faz

Esmague a banana com a ajuda de um garfo. Junte todos os ingredientes numa taça e misture devidamente com um garfo até formar uma massa homogénea.

Coloque a massa numa frigideira anti-aderente e tape. Cozinhe em lume brando e vá verificando. Quando estiver quase cozida, vire e deixe cozinhar ligeiramente do outro lado. Deixe arrefecer sobre uma grelha. 

Em seguida, carregue na galeria para conhecer dez bolos que não engordam para fazer no microondas em menos de cinco minutos.