NiTfm live

Alimentação Saudável

O delicioso banana bread de chocolate que pode comer sem estragar a dieta

É uma ótima opção para satisfazer o desejo de comer doces, enquanto mantém uma alimentação saudável.
Imagine um emoji a babar-se — somos nós neste momento.

O mais difícil quando se está a tentar ficar em forma é abdicar dos doces, pelo que o melhor truque é mesmo apostar em alternativas saudáveis, que acabem com os desejos de sobremesas processadas ou carregadas de açúcar. A NiT tem uma proposta para partilhar: um banana bread especial.

É uma daquelas receitas populares que tem a vantagem de ser muito versátil: serve de sobremesa, mas também pode ser incluído, de vez em quando, ao pequeno-almoço ou num lanche. Além da versão tradicional, existe uma alternativa com pepitas de chocolate negro extra, colocadas sobre a massa antes de ir ao forno, que pode comer sem perder o foco da dieta.

Fica com este aspeto delicioso.

Vai precisar de dez ingredientes para experimentar esta popular receita na Internet. Mas, não se assuste: a preparação é bastante rápida. Embora seja uma alternativa mais saudável, deve ser consumida com moderação — afinal, tudo o que é em excesso faz mal.

Do que precisa

— Duas bananas maduras;
— Duas colheres e meia de sopa com extrato de baunilha;
— Uma colher de sopa de vinagre branco ou de sidra;
— 60 mililitros de leite à escolha (pode ser vegetal);
— 213 gramas de maple syrup, mel ou agave;
— 245 gramas de farinha de espelta ou aveia;
— 62 gramas de cacau em pó;
— Uma pitada de stevia;
— Três quartos de uma colher de sopa de sal e outra de fermento;
— 90 gramas de pepitas de chocolate negro.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Misture os cinco primeiros ingredientes numa taça. Misture os restantes noutra. Depois, despeje a taça com os ingredientes húmidos para dentro da outra e misture até ficar tudo uniforme.

Coloque a massa numa forma e espalhe pepitas de chocolate extra por cima, se assim quiser. Leve ao forno durante 45 minutos. Em seguida, desligue o forno e deixe lá o banana bread por mais dez minutos com a porta fechada. Deixe arrefecer antes de desenformar e está pronto.

Agora, carregue na galeria para descobrir também sete sobremesas deliciosas até 150 calorias para experimentar em casa nos próximos tempos.