Alimentação Saudável

O chá tem validade — mas há um segredo para durar mais tempo

O sítio onde o guardamos e o que está à volta pode condicionar a sua duração. Está tudo explicado no livro "Receitas à Volta do Chá".

Faz bem a tudo.

Fazer chá parece ser a coisa mais simples do mundo. Basta encher a chávena com água da torneira e pôr o saco ou as folhas de chá, não é? Pois bem, se acha isso, saiba que está enganado. Desde a quantidade de água à temperatura, tudo influencia, como a NiT já revelou. E temos mais uma novidade: a validade não é exatamente aquela que vem escrita na caixa.

Segundo o livro “Receitas À Volta Do Chá” (15,90€), da especialista em chá Maria Vieira, garantir a qualidade, aroma e frescura deste produto também se reflete na forma como o guardamos.

“O chá absorve cheiros e humidade com muita facilidade e, como tal, deve ser armazenado com muita cautela”, explica a autora no livro.

De acordo com a especialista, normalmente , ele está em grandes sacos de papel forrados com alumínio. Porém, ao chegar ao espaço comercial ou a nossa casa, deve ser guardado em recipientes próprios, preferencialmente herméticos e metalizados — não fazia isto, pois não? Só assim se impossibilita a entrada de ar, humidade e luz.

Pelo contrário, deve mantê-lo num local fresco, seco, longe da luz e de odores fortes.

Guardar o chá num sítio errado pode influenciar.

Os chás podem estar todos juntos?

Não, isso é um grande erro, o que quer dizer que as típicas caixas para guardar as saquetas são um atentado ao chá. O novo livro explica que os chás mais intensos, como os fumados ou aromatizados, não devem estar no mesmo sítio que os de aroma mais delicado.

Se cumprir estas regras a frescura do chá e os seus sabores serão conservados por, aproximadamente, oito meses a dois anos.

“Apesar de ser o prazo de validade recomendado, especialistas garantem que, ultrapassando este período, alguns chás continuam a manter as mesas características, desde que corretamente armazenados”, diz Maria Vieira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT