NiTfm live

Alimentação Saudável

O chá que toda a gente conhece é a nova moda para perder peso

Tem um efeito anti-inflamatório, antioxidante e ação termogénica.
A erva é super fácil de encontrar.

Baccharis trimera é o nome científico de uma planta com propriedades medicinais que ajudam a diminuir o apetite e a queimar gordura mais depressa. Provavelmente, conhece-a como carqueja ou carqueja-amargosa, mas seus benefícios ainda são pouco explorados pelas pessoas.

Esta erva é de fácil cultivo e nasce espontaneamente em terrenos baldios e pastos, sendo muito utilizada para chás ou infusões. As flores amareladas surgem como pequenos tufos na primavera e no verão. Mas atenção: não confunda esta espécie de carqueja com a que costuma nascer nos campos no norte e no centro de Portugal.

“As folhas da carqueja Baccharis trimera possuem propriedades anti-inflamatórias e antigripais. Além disso, tem ação antioxidante”, diz à NiT a nutricionista Sónia Marcelo, do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

Esta super planta é composta por nutrientes que são ótimos aliados no processo de emagrecimento como óleos essenciais, potássio, cromo, flavonas, flavonoides e saponinas.

Benefícios

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, a carqueja é conhecida por manter os níveis de glicémia estáveis, já que ajuda a diminuir a absorção de açúcares ingeridos através da alimentação.

Os flavonoides encontrados na composição desta planta desintoxicam o fígado. Têm uma ação hepatoprotetora, que fornece proteção ao órgão. O chá costuma ser recomendado para auxiliar no tratamento de congestão hepática.

O efeito anti-inflamatório da saponina — substância encontrada na carqueja — tem como consequência positiva a redução dos níveis de colesterol. 

Entre os benefícios, destaca-se ainda a sua utilidade na melhoria da digestão (prevenindo úlceras) e sua ação antioxidante que combate os radicais livres causadores de doenças e promotores do envelhecimento. Além disso, protegem o cérebro, o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea.

Um chá cheio de benefícios para a saúde.

No entanto, o motivo pelo qual a carqueja se tornou tão popular é outro. É útil no processo de emagrecimento, devido aos seus compostos.

“Tem um efeito diurético, ajudando na eliminação de líquidos, e uma ação termogénica, o que quer dizer que aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Ou seja, aumenta o gasto energético do corpo”, conta à NiT.

A carqueja é igualmente ótima aliada na diminuição do apetite. E a melhor parte é que é bastante fácil introduzi-la no dia a dia através de um chá — o tal novo método para perder peso.

De acordo com a especialista, o ideal é tomar uma chávena antes das refeições. Só tem de misturar duas colheres de chá rasas com uma chávena de água. Depois, ferve durante um minuto e deixa em infusão durante cinco minutos.

Contudo, Sónia Marcelo ressalva que não é apenas por consumir o chá de carqueja que vai emagrecer. É fundamental realizar também uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

As contra-indicações

Este chá não deve ser consumido durante a gravidez, uma vez que “pode provocar aborto, devido às propriedades termogénicas”, e no período de amamentação, pois passa para o leite materno. Também não é recomendado para quem tem a tensão baixa ou diabetes mellitus não controlada.

Mesmo que não apresente nenhuma destas patologias, saiba que o chá de carqueja não deve ser consumido em doses elevadas, nem durante um longo período, já que existe o risco de toxicidade.

Carregue na galeria para descobrir os oito chás que ajudam a perder ou controlar o peso e a recuperar do excesso de açúcar.