NiTfm live

Alimentação Saudável

O chá mais popular do ano para perder gordura (e acabar com a celulite)

É uma versão que combina dois superalimentos do mundo saudável. A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo explica-lhe tudo.
Vai querer ler isto.

A história do chá começou há mais de cinco mil anos, na China. E continua a ser uma das bebidas mais consumidas do mundo. Entre os seus vários benefícios, um dos mais populares é a perda de peso. Resultado: há combinações que se tornam virais no mundo fit, como a que junta canela com gengibre.

Vamos por partes. A canela contém cálcio, manganês, ferro e fibras. Além disso, é hipoglicemiante. Ou seja, reduz os níveis de açúcar no sangue, o que é uma mais valia para os diabéticos.

“Tomar chá de canela melhora a digestão, reduz o nível do colesterol ‘mau’, estabiliza as taxas de insulina e acelera a queima de gordura. Mas a lista continua, já que este alimento ameniza dores, combate inflamações, contribui para a saúde da pele e do cabelo e ainda combate doenças do foro respiratório”, explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

E o gengibre? É rico em vitamina B6, magnésio, cobre, potássio e outros minerais essenciais para o organismo. O gingerol, que é o composto que confere sabor picante a este alimento, é também antinflamatório e antioxidante.

A melhor parte é que, segundo a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, ambos têm uma ação termogénica. Por outras palavras, aceleram o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura e o processo de emagrecimento. Portanto, misturar estes dois alimentos só podia dar bom resultado.

Introduza-o na sua alimentação.

Mas há mais benefícios

“Este super chá reforça o sistema imunológico, já que combate vírus e protege o organismo. O chá também fornece propriedades antinflamatórias que fortalecem a imunidade e evitam doenças como gripe, dor de garganta, diabete e problemas cardiovasculares. Além disso, ajuda a combater a temidas celulite”, diz à NiT a especialista.

A bebida também é útil para reduzir a retenção de líquidos e ainda melhora a digestão. No entanto, o consumo de excessivo de canela e gengibre pode causar problemas digestivos e intestinais, pelo que deve ser um consumo moderado.

E atenção: “As grávidas não devem consumir nenhum destes dois alimentos, já que podem causar risco de abordo e eclâmpsia [hipertensão arterial durante a gravidez].”

Para preparar este chá, basta juntar uma colher de sopa de canela em pó ou dois paus de canela; uma colher de gengibre cortado; meio litro de água; e um pouco de mel (opcional). O chá de canela com gengibre pode ser consumido quente ou frio.

Se este chá não lhe agradar ou quiser variar, carregue na galeria e tome nota de outras sete alternativas que desintoxicam o organismo e ajudam a controlar o peso.