Alimentação Saudável

O bolo (vegan) de cacau que se prepara em menos de 10 minutos

A receita da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo é saudável e serve para toda a família.
Também pode fazer numa forma redonda.

“Apetecia-me um bolo, mas não queira gastar muitos ingredientes, nem usar ovos, uma vez que já tenho poucos em casa. Em alturas de crise, quando temos poucos recursos, há que inventar com o que se tem” — foi assim que nasceu a nova e deliciosa receita da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Falamos de uma versão vegan com cacau de textura fofa e que também é saudável. A melhor parte é que se prepara em menos de dez minutos, já que o forno trata do resto.

O resultado final.

Dá para a família toda, entre os seis meses e os 99 anos (ou mais), é fácil de fazer. Tenho a certeza de que todos vão gostar”, diz à NiT a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Do que precisa

— Uma chávena de farinha de trigo integral (ou outra que tenha em casa);
— Uma chávena de flocos de aveia;
— Uma chávena de bebida de amêndoa;
— 70 gramas de cacau em pó (ou alfarroba);
— Uma colher de sobremesa de canela em pó;
— Uma colher de chá de fermento;
— 100 gramas de açúcar de coco;
— Um quarto de uma colher de sopa de azeite.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Numa tigela misture os ingredientes secos. Junte a bebida de amêndoa e o azeite, e misture novamente. Se for necessário, juntar um pouco de água para adequar a textura (cerca de quatro colheres de sopa).

Deite a massa numa forma forrada com papel vegetal — a nutricionista usou a forma de bolo inglês. Por fim, leve ao forno durante cerca de 35 minutos.

Nota da especialista: “Para bebés com menos de 12 meses pode substituir o cacau por alfarroba.”

Agora, carregue na galeria para descobrir mais 11 receitas de bolos deliciosos (e saudáveis) para fazer em casa nos próximos tempos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT