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Alimentação Saudável

O bolo de framboesa low carb (e sem glúten) que se prepara em 10 minutos

O resto do tempo é passado no forno, ou seja, não precisa de gastar muito tempo na cozinha.
Vai ser a sua nova receita favorita.

“Ontem comprei uma embalagem de framboesas e, no meio das compras, 70 por cento delas ficaram todas amassadas. A solução foi criar um bolo húmido”, conta Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo“.

É uma versão que pode incluir sem medo numa alimentação saudável e paleo. Além disso, é ideal para quem procura alternativas sem glúten nem laticínios. Há mais um bónus: trata-se de uma receita baixa em hidratos de carbono. “Este bolo é também muito leve, tenro e fresco”, acrescenta.

O resultado final de Ana S. Guerreiro.

Quanto ao tempo que vai passar na cozinha, não se preocupe, precisa de apenas dez minutos. Os restantes 40 ficam a cargo do forno.

Do que precisa

— Seis ovos;
— 130 gramas de framboesas;
— 40 gramas de farinha de amêndoa ou de coco;
— 40 gramas de coco ralado;
— 50 mililitros de leite de coco ou de amêndoa;
— Duas colheres de sopa de azeite ou de óleo de coco;
— Uma colher de chá de sumo de lima e raspa de meia lima;
— Uma colher de café de essência de baunilha;
— Uma colher de chá de fermento sem glúten para bolos;
— Uma colher de sopa de xilitol ou pasta de tâmaras;
— Uma pitada de sal.
Para a cobertura (opcional)
— 60 gramas de chocolate com pelo menos 85 por cento de cacau;
— Uma colher de sopa de óleo de coco.

Como se faz

Coloque os ovos, o leite de coco, 70 gramas de framboesas, a raspa e o sumo de lima, o azeite e o xilitol numa taça. Em seguida, triture tudo até obter um creme homogéneo. Junte coco ralado, farinha de amêndoa, a baunilha, a pitada de sal e o fermento. Bata bem.

No final, adicione 60 gramas de framboesas inteiras à massa e misture bem. Coloque a massa numa forma pequena e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 40 minutos.

Derreta o chocolate em banho maria e cubra o bolo. Pode decorar, por exemplo, com coco ralado, seis a sete framboesas e lima.

“Pessoalmente, acho que sabe melhor se for servido fresco”, destaca Ana S. Guerreiro.

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