NiTfm live

Alimentação Saudável

O bolo de chocolate (sem farinha) que vai querer provar já leva 5 ingredientes

A sugestão do blogue “Panelinha de Sabores” também não contém manteiga. Conheça esta versão mais saudável.
É in-crí-vel.

Um bolo de chocolate que não tem farinha, manteiga, nem açúcar e, mesmo assim, continua delicioso parece um sonho — mas ele existe mesmo. A sugestão é do blogue “Panelinha de Sabores” e a NiT tem a receita para partilhar.

“São comuns os bolos de chocolate sem farinha, no entanto, quase todos têm uma grande quantidade de manteiga. Ora, isto quer dizer que retiramos as calorias da farinha e vamos pô-las em manteiga. Também retirei o açúcar e troquei-o por tâmaras demolhadas e posteriormente reduzidas a puré. São um alimento riquíssimo em fibras, que ajudam a reduzir o índice glicémico deste fruto com poder adoçante de açúcar”, revela à NiT a autora, Sandra Nereu.

É igualmente importante usar um bom chocolate, sendo que a recomendação é uma opção com, pelo menos, 70 por cento de cacau. 

Na lista de cinco ingredientes de que vai precisar para esta receita — sim, são apenas cinco — está também o queijo quark, que substitui o uso das natas. Bónus: é rico em proteína e pobre em gordura.

A confeção, apesar de parecer complicada, não é. Tudo passa por misturar cremes que se fazem separadamente”, garante Sandra Nereu. Mas, atenção: embora seja uma versão mais saudável, não significa que não deva ser consumida com moderação. Não se esqueça disto.

O resultado final.

Do que precisa

— Quatro ovos;
— Uma embalagem de queijo quark Santiago (200 gramas);
— 200 gramas de chocolate com pelo menos 70 por cento de cacau;
— 200 gramas de tâmaras secas;
— 100 mililitros de café (ou descafeinado) forte.

Como se faz

Coloque as tâmaras a demolhar em água quente durante 15 minutos — se puder deixar mais tempo é ainda melhor, já que o objetivo é ficarem bem macias. Ponha o chocolate a derreter em banho maria. Entretanto, faça o café (descafeinado) bem forte.

Em seguida, pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e forre uma forma de fundo amovível de 20 centímetros de diâmetro (de 22 também dá) com papel vegetal.

Escorra a água das tâmaras, adicione o café forte e triture com a varinha mágica até obter uma pasta.

Entretanto, o chocolate já deve estar derretido e cremoso. Junte-lhe o queijo quark — uma colher de sopa de cada vez — e mexa com o batedor de varas manual firmemente, até estar tudo em creme. Adicione o creme de tâmaras e volte a misturar.

Numa tigela grande bata os ovos com a batedeira elétrica até duplicar o volume e formar um creme esbranquiçado. Este processo deve levar cerca de cinco minutos. Junte a mistura anterior de chocolate aos ovos batidos e envolva. Por fim, verta a massa para a forma e leve ao forno durante 55 a 60 minutos.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de bolo mais saudáveis que pode experimentar em casa.