Alimentação Saudável

O bolo de cacau vegan e saudável que vai querer comer todos os dias

Não, não precisa de açúcar branco para ter o toque doce num bolo. Vai uma fatia?
Pode sempre aprimorar a cobertura.

Não é por acaso que o cacau foi dos primeiros produtos a tornarem-se populares no comércio marítimo. Civilizações antigas já o o colocavam há séculos na lista de compras.

Hoje em dia, continua a ser um ingrediente muito apreciado, especialmente na hora de fazer bolos. Se escolher os ingredientes certos como companhia, não só tem um bolo que agrada a todo o tipo de paladares, dos mais pequenos aos mais crescidos, como consegue ter um bolo saudável.

É o caso desta receita de bolo de cacau vegan, a cargo da especialista em nutrição Bárbara de Almeida Araújo, também autora da página “Manias de Uma Dietista”. Não se esqueça que pode sempre aprimorar a cobertura, de preferência com outra boa opção, como frutos vermelhos.

“Apetecia-me um bolo mas não queira gastar muitos ingredientes, nem usar ovos (pois já tenho poucos em casa). E em alturas de crise, quando temos poucos recursos,há que inventar com o que se tem em casa”, deu conta a autora. E foi isso mesmo a que tivemos direito: uma sugestão sem ovos e com adoçante natural no lugar do açúcar branco. Se quiser servir a bebés com menos de 12 meses, pode fazer a mesma receita mas troque o cacau por alfarroba.

Fica extra fofo.

Do que precisa

— Uma chávena de farinha de trigo integral (ou outra que tenham em casa)

— Uma chávena de flocos de aveia

— Uma chávena de bebida de amêndoa (se necessário juntar + um pouco de água para adequar a t

— 1/3 de chávena de cacau em pó

— Uma colher de sobremesa de canela em pó

— Uma colher de chá de fermento

— 1/2 chávena de açúcar de coco ou outro adoçante natural que tenham em casa

— 1/4 de azeite

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180º. Numa tigela, misture os ingredientes secos, junte a bebida de amêndoa e o azeite e volte a misturar. Se for necessário pode ainda juntar um pouco de água para adequar a textura. Depois pode deitar a massa numa forma forrada com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 35 minutos.

Como o tempo é de calor, carregue nas imagens e descubra estas receitas de gelados saudáveis.

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