Alimentação Saudável

O alimento secreto que está a ser adicionado ao copo de água para emagrecer

Tem propriedades termogénicas e, por isso, ajuda a queimar gordura mais depressa.
Um método simples de incluir no dia a dia.

Depois do limão, do gengibre e da pimenta caiena, há um novo alimento que toda a gente está a juntar num copo com água para conseguir emagrecer. É possível que já o tenha em casa e que até utilize diariamente. Estamos a falar da popular canela.

Os amantes do mundo fit garantem que esta bebida é uma ótima forma de hidratação. Mas há mais benefícios: pode ser uma aliada na redução do colesterol e é rica em vários nutrientes essenciais, como fibra, manganês, cálcio, ferro e vitamina K.

No que diz respeito ao motivo pelo qual está a ficar famosa, ou seja, por emagrecer, também existem vários argumentos.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, esta super especiaria está ligada ao controlo dos níveis de açúcar no sangue, aumentando a eficácia da insulina. É que, quando há picos de glicose, a sensação de fome aumenta. Resultado: vai comer excessivamente e é mais provável que faça escolhas menos saudáveis.

“Ao controlar estes níveis, será mais fácil fazer o mesmo com o apetite”, garante.

A canela também é vista como um alimento termogénico. Isto quer dizer que aumenta a temperatura corporal e acaba por forçar o organismo a gastar mais energia. Como consequência, queimam-se calorias e gordura, ajudando a emagrecer.

A recomendação geral é beber um copo de água com canela (um pau de canela e um litro de água) em jejum e uma hora antes das refeições. No entanto, deve deixar a mistura no frigorífico na noite anterior.

Ainda há quem adicione maçã à receita.

Mais quatro razões para incluir canela na alimentação

Além das vantagens no processo de emagrecimento, esta super especiaria tem efeitos positivos na saúde em geral.

1. Reduz o risco de diabetes. De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, “o facto de a canela ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a sensibilidade à insulina, faz com que tenha um efeito antidiabético”, sugere a especialista.

2. Tem propriedades anti-inflamatórias. Isto quer dizer que a canela é uma boa defesa para afastar as doenças, seja uma pequena gripe ou algo mais grave.

3. Diminui o risco de doença cardíaca. Este alimento é especialmente importante neste fator. É que ele permite “reduzir o colesterol e os triglicéridos, assim como regular a pressão arterial”.

4. Retarda o envelhecimento. Segundo a especialista, como é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular, esta especiaria é uma boa solução para manter o corpo saudável.

A ação isolada do copo de água com canela não vai ser a solução para perder o excesso de peso. Para atingir o seu objetivo, deve ver esta bebida como uma ajuda extra. É necessário que continue a manter uma alimentação equilibrada e a praticar exercício físico regularmente.

Além de juntar canela à água, pode utilizá-la para polvilhar o iogurte ou as papas de aveia, bem como a fruta ou o café. Esta especiaria também pode fazer parte de bolos, bolachas e pães. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT