NiTfm live

Alimentação Saudável

O alimento que toda a gente está a consumir em jejum para emagrecer (não é o limão)

Pista: também é usado para polvilhar o iogurte e para adoçar o café.
Também ajuda na hidratação.

Todos os meses surgem novas tendências no mundo fit para potenciar a perda de peso, como ingerir uma colher de sopa de azeite ao acordar ou adicionar um ingrediente secreto aos ovos mexidos ao pequeno-almoço. A mais recente novidade é beber um copo de água com um alimento específico em jejum.

Podia ser o limão, já que a sua estrutura atómica é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Ou seja, ajuda a aliviar os sintomas de indigestão. Além disso, a fibra presente na sua composição é solúvel (pectina), o que quer dizer que promove uma sensação de saciedade.

No entanto, este alimento pode estar a perder o protagonismo para a canela. É que a nova moda é incluir esta especiaria num copo de água para conseguir benefícios incríveis no processo de emagrecimento.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo tem uma explicação simples para o facto de este ser o ingrediente mais popular do momento: tem uma ação termogénica.

“Ou seja, aumenta a temperatura corporal e acaba por forçar o organismo a gastar mais energia. Como consequência, queimam-se mais calorias. Resultado: ajuda a emagrecer. Ela também é útil para controlar os níveis de glicémia e pode ainda contribuir para a queima de gordura abdominal”, revela à NiT.

Juntar a especiaria à água faz com que tenha uma ótima opção de hidratação mas também é uma ajuda na luta contra os quilos a mais.

Há quem também junte maçã.

Mais razões razões para incluir canela na dieta

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há outras quatro razões para incluir canela no seu plano alimentar.

1. Reduz o risco de diabetes

“A canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, tendo um efeito antidiabético. Meia a duas colheres de chá de canela por dia são suficientes para tirar proveito deste benefício.”

2. Retarda o envelhecimento

Como é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular, esta especiaria é uma boa solução para se manter saudável e jovem dos pés à cabeça.

3. Tem propriedades anti-inflamatórias

O que é que isto significa? Que está perante uma aliada para afastar as doenças, seja uma pequena gripe ou algo mais grave. Seja qual for a situação, será sempre útil.

4. Reduz o risco de doenças cardíacas

Segundo Bárbara de Almeida Araújo, a canela ajuda a reduzir o colesterol e triglicéridos, bem como a regular a pressão arterial. Lembre-se: tudo isto pode ser um fator de risco para as doenças cardíacas.

Porém, deve ter atenção ao tipo de canela que compra. Existem dois à venda, sendo que um deles é a canela do ceilão, conhecida como a canela verdadeira que é extraída da cinnamomum. Já a cassia (ou a canela falsa), que vem quase sempre da China, é mais barata e contém um teor de cumarina superior ao tipo anterior. Este composto em excesso pode ser tóxico — recorde o artigo da NiT sobre o tema.

O consumo desta bebida em jejum não invalida seguir uma alimentação variada e equilibrada, assim como a prática de exercício físico. É a combinação de tudo que vai ajudá-lo a obter resultados mais depressa. Não deve ingerir mais de três gramas de canela por dia.

Também pode utilizar esta especiaria para aromatizar bebidas, polvilhar o iogurte e as papas de aveia, em puré de fruta, em fruta simples ou, ainda, para adoçar o café. Carregue na galeria para conhecer algumas receitas.