NiTfm live

Alimentação Saudável

O alimento que sempre teve em casa e nem imagina que ajuda a perder peso

Tem 52 calorias por 100 gramas e é rico em cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco e nas vitaminas B, C e E.

Nem sabe o bem que lhe faz.

Sabia que a maçã é rica em fibra solúvel e que, por isso, contribui para a perda e manutenção do peso? Além disso, contém antioxidantes que evitam que haja acumulação de gordura. Portanto, se tem esta fruta em casa e só a come quando “não há mais nada de jeito”, não sabe o erro que está a cometer.

Se não está convencido, a lista de benefícios continuam, já que é uma fruta rica em fibra. Resultado: é uma ótima opção para ajudar a regular o trânsito intestinal. Além disso, pode ajudar a sentir-se saciado ao longo do dia. Por outras palavras, a que não estejamos sempre com fome e a cometer tragédias alimentares. Contudo, é importante não esquecer que as fibras só estão na casca desta fruta.

“Devido à sua composição, ajuda a prevenir diversas doenças como colesterol, doenças cardiovasculares e diabetes”, conta à NiT a nutricionista Maria Gama.

De acordo com a especialista e também autora do blogue “Põe-te na Linha“, também é uma ótima fonte de hidratação. É que cerca de 80 por cento desta fruta é composta por água, tornando-se uma solução para quem não é capaz de beber muita água ao longo do dia.

Não menos importante: é fácil de transportar. Portanto, não é isso que o vai desmotivar de levar uma maçã num canto da carteira para acompanhar com uns frutos secos a meio da manhã ou da tarde.

As novidades com maçã do mundo fit

Uma forma bastante utilizada de incluir este alimento estrategicamente no dia a dia é comer uma maçã ao final da tarde quando chega a casa para ter menos fome ao jantar.

O vinagre de sidra, obtido através da fermentação das maçãs, e idealmente sem qualquer adição de produtos químicos, pode ser uma opção com uma boa quantidade de substâncias nutritivas, como vitaminas, ácidos essenciais, enzimas, pectinas, celulose e minerais.

Além disso é diurético e pode ser útil no controlo do peso, sobretudo devido à capacidade de diminuir os níveis de glicose e insulina no organismo. E ainda ajuda a diminuir o apetite. Pode aproveitar este alimento como condimento na cozinha. O vinagre de sidra está à venda nas lojas Celeiro por 4,20€ (500 mililitros) e nos supermercados Lidl por 1,69€.

Em março, um sumo que mistura de água, vinagre de sidra (ou maçã) e tangerina também se tornou viral na Internet. Num copo ou num frasco, junta a água, o vinagre e mexe. Depois, junta as fatias de tangerina e está pronto a beber. É uma ótima opção e deve ser ingerida logo pela manhã.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas amigas da dieta onde pode incluir a maçã e tirar proveito dos seus benefícios.