NiTfm live

Alimentação Saudável

O ingrediente básico que se está a adicionar ao chá verde para emagrecer

É um alimento bastante famoso no mundo fit e no processo de perda de peso.
Pode fazer em casa.

O chá verde é um dos mais famosos do mundo por causa da sua ligação à perda de peso. Por mais alternativas que apareçam, esta versão tem sempre o título de melhor. Como se não bastasse, agora há quem adicione à chávena um alimento secreto que promete aumentar ainda mais o seu efeito: o limão.

Além de ajudar a emagrecer, este chá, que foi notícia, por exemplo, no jornal brasileiro “Metro” em março e setembro deste ano, contém dezenas de antioxidantes. Antes de revelarmos a receita, é importante conhecer os benefícios de cada um dos ingredientes. 

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, os polifenóis (poderosos antioxidantes) presentes no chá verde, nomeadamente as catequinas, aceleram o metabolismo e permitem reduzir a gordura corporal. A melhor parte é que isto acontece, principalmente, na zona abdominal.

Há mais uma vantagem: esta bebida aumenta a colecistoquinina, uma hormona responsável pela sensação de saciedade — uma preciosa ajuda no controlo do apetite ou, por outras palavras, a manter a fome afastada durante mais tempo.

Devido à presença de cafeína na sua composição, é também útil no combate àquela quebra de energia normalmente sentida após o almoço, enquanto fornece antioxidantes e estimula a perda de peso. No entanto, faz também com que o consumo de chá verde tenha de ser moderado.

“Deve tentar ingeri-lo fora das refeições, já que pode bloquear a absorção de alguns nutrientes importantes, como o ferro e cálcio”, recomenda a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Promete ser um ótimo aliado.

Quanto ao limão, as suas vantagens não são novidade. Esta fruta — sim, é uma fruta — tem alto teor de vitamina C, protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário.

“A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, revela.

Tal como o chá verde, ainda que por motivos diferentes, é conhecido por ajudar a recuperar energia. Também há quem diga que apenas o seu cheiro tem efeito calmante.

Segundo a especialista, são muitas as teorias que apontam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, já que a fibra presente no alimento é solúvel (pectina) e promove a sensação de saciedade. É por isso que beber um copo de água com gotas de limão é um método bastante popular — a rapidez e facilidade desta receita conquista até os mais preguiçosos.

Resumindo o porquê desta combinação: “As catequinas presentes no chá verde ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. Já o limão promove a sensação de saciedade e facilita a digestão”, justifica à à NiT a nutricionista.

Quanto ao método de preparação, basta colocar uma chávena de água a ferver e adicionar as ervas de chá verde. No final, adiciona um quarto de limão enquanto ainda está quente.

Carregue na galeria para descobrir outros sete chás, sugeridos pela nutricionista, que também ajudam a perder ou controlar o peso, assim como a recuperar do excesso de açúcar.