Alimentação Saudável

Aprenda a pedir opções saudáveis numa pizzaria, palavra de nutricionista

As escolha vão muito além das tradicionais saladas e, spoiler alert: todas levam queijo. 

Esta terça-feira, 10 de julho, celebra-se o Dia Internacional da Pizza. O pretexto perfeito para a NiT falar com uma nutricionista para tentar perceber que ingredientes é que os especialistas escolhem quando almoçam ou jantam numa pizzaria. Surpresa: é muito provável que sejam semelhantes aos seus. Há queijo, muito queijo até. 

Depois de termos revelado as escolhas favoritas das nutricionistas nos centros comerciais, Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“, diz que é fã assumida desta especialidade italiana e que não vive sem uma boa dose de extra queijo — desde que haja equilíbrio, claro.

“Normalmente saio de casa com uma sopa na barriga e quando chego à pizzaria peço a minha preferida”, explica Maria. “Na maioria das vezes até é das mais ‘gordas’ que há no menu, até porque adoro queijo e peço sempre uma dose extra.”

Tudo isto será possível desde que haja um certo equilíbrio na refeição pelo que, se já comeu uma sopa em casa e uma pizza no restaurante, talvez seja melhor evitar pedir uma sobremesa. Além disso, é fundamental perceber que esta é uma refeição que não deve fazer todos os dias. Nem todas as semanas.

Se estiver mesmo empenhado em levar a dieta até ao fim, existem opções mais saudáveis em quase todas as cartas dos restaurantes. Para começar, evite o extra-queijo. Pode substituir esse ingrediente por bacon e o chouriço por legumes, frutas ou atum, camarão ou até frango. 

“Ir a uma pizzaria só porque sim e comer uma salada não funciona, pelo menos para mim”, acrescenta. “Há momentos para tudo e não faz sentido ir a um restaurante destes todas as semanas, aos hambúrgueres todos os meses ou comer uma sobremesa de dois em dois dias.”

Por isso, já sabe: da próxima vez que for a uma pizzaria fuja do extra-queijo — embora seja extremamente tentador — e substitua as carnes gordas por opções mais leves.