Alimentação Saudável

Nutricionista revela as 5 melhores apps grátis para controlar o peso em casa

Mafalda Rodrigues de Almeida revela à NiT algumas ferramentas para gerir a alimentação nesta fase de isolamento.
O stress pode provocar ataques de fome.

O surto do novo coronavírus obrigou pessoas por todo o mundo a fecharem-se nas suas casas e a enfrentar desafios desconhecidos que, antes, seriam inimagináveis. Esta nova realidade deu origem a novos hábitos e comportamentos, e os detalhes que costumavam ser secundários no dia a dia ganharam de repente um novo peso. A vontade de comer, por exemplo, tem estado no centro das atenções.

Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, o stress e ansiedade de viver algo assim pode ter um impacto negativo nos pacientes, já que são duas coisas que interferem muito com o sono e afetam a disponibilidade emocional para manter o foco alimentar.

Em entrevista, a também autora do blogue NiT “Loveat” explicou: “Comecei a ter mais casos de fome emocional no primeiro mês de isolamento e muitas pessoas que petiscavam ao longo do dia. Pedi-lhes que parassem e estivessem mais presentes nas refeições, tentassem verbalizar mais este stress com a família ou amigos para evitar o comportamento de compensação”.

De acordo com a especialista, é também importante evitar “restrições alimentares que levam a descompensações, manterem os horários das refeições, não comprarem ingredientes viciantes como bolachas, batatas fritas, gomas, pipocas e chocolates e, se possível, fecharem a porta da cozinha”.

Uma boa forma de controlar estes impulsos é seguir uma app de alimentação que ajude a controlar as calorias ingeridas ao longo do dia. “A realidade que estamos atualmente a enfrentar coloca-nos perante um desafio: como conseguir controlar ou perder peso durante a quarentena? Uma boa ideia para conseguir manter a motivação neste período será fazer o acompanhamento do processo através de uma aplicação”, revela a nutricionista.

Como sugestão, a autora do blogue NiT “Loveat” reuniu uma lista com cinco aplicações que pode descarregar para o seu smartphone e que vão ajudar a controlar a alimentação, contar calorias, atingir objetivos de peso, encontrar os produtos saudáveis mais baratos e ter alguma inspiração para fazer receitas saudáveis.

Todas as apps são grátis e estão disponíveis para os sistemas iOS e Android. Carregue na galeria para conhecê-las e saber como funcionam.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT