Alimentação Saudável

O novo sumo para perder peso que se está a tornar viral

Os seus benefícios estão a fazer com que apareça cada vez mais no feed de todas as redes sociais. A NiT explica-lhe tudo.

Prepara-se num instante.

Há pouco tempo falámos sobre o Golden Milk, que é um ótimo aliado da saúde e de quem quer emagrecer. Agora, surge uma nova bebida para fazer concorrência. Estamos a falar do sumo de chia que, embora não seja novo, só agora se está a tornar viral nas redes sociais.

A chia, que é originária de Guatemala, é a principal protagonista deste sumo e é de lá que provêm a maioria dos benefícios desta bebida.

“Nos últimos anos, as sementes de chia têm vindo a ganhar popularidade pela sua ajuda a nível do controlo de peso e devido aos seus benefícios para a saúde. Por exemplo, melhoram a saúde cardiovascular, o sistema imunitário, ajudam a controlar a diabetes, melhoram a saúde óssea, a performance física e ainda previnem a obstipação e o cancro“, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Em termos práticos, a chia tem mais ómega 3 do que o salmão, mais cálcio do que o leite, mais ferro do que os espinafres e mais magnésio e potássio do que a banana. É ainda rica em fósforo, manganês, proteína, fibra e antioxidantes. Portanto, é uma bomba saudável.

Porque é que o sumo de chia é tão benéfico?

As vantagens vêm, sobretudo, das sementes de chia, o que quer dizer que vai ter sempre benefícios numa receita em que as inclua. Este sumo é mais um exemplo, embora se tenha tornado uma tendência por ser rápido de preparar, fácil de ingerir e por conter outros ingredientes bastante poderosos nutricionalmente, como o limão.

Segundo a especialista, o sumo vai proporcionar mais energia, promove a desintoxicação do corpo, evita a acumulação de gordura, promove a sensação de saciedade e controla os níveis de colesterol, bem como a pressão arterial.

Coloque sempre este alimento na lista de compras.

Como é que se prepara esta bebida?

A forma mais simples é combinar uma a duas colheres de sopa de chia com 250 mililitros de água ou outro líquido, como chá ou água de coco, e deixar repousar. “Mas lembre-se: as sementes devem ser sempre consumidas hidratadas”, alerta a nutricionista.

Para facilitar, a NiT deixa a receita abaixo.

Ingredientes:

— Uma chávena de água ou água de coco;
— Uma a duas colheres de sopa de sementes de chia;
— Sumo de meio limão (ou lima);
— Folhas de hortelã (a gosto);
— Mel (opcional).

Modo de preparação:

Coloque a sementes de molho na água de coco e deixe descansar, pelo menos, durante uma hora ou de um dia para o outro. Depois, adicione o sumo de e as folhas de hortelã. Deixe repousar ou beba de imediato.

Prepara-o em dois minutos (ou menos).

Qualquer pessoa pode beber o sumo de chia?

Segundo a especialista, este sumo é ideal para pessoas que querem ter um estilo de vida saudável, para pessoas com excesso de peso, diabetes ou obstipação. Para os desportistas também pode ser uma boa opção, já que esta bebida hidrata e dá um boost de energia.

Por outro lado, quem sofrer de hipotensão ou hipertensos e que estejam medicados, devem ter cuidado no seu consumo, já que as sementes têm propriedades hipotensoras.