NiTfm live

Alimentação Saudável

O novo sumo para emagrecer faz-se com 3 alimentos que sempre teve em casa

Só tem de triturar os ingredientes e misturá-los na água para conseguir benefícios incríveis.
Pode beber, por exemplo, uma vez por semana.

O sumo de aipo ficou conhecido no Brasil (onde se chama salsão) e rapidamente se tornou popular um pouco por todo o lado por ajudar a emagrecer. Agora, junta-se mais uma bebida à lista. Desta vez, é uma receita com três ingredientes que, muito provavelmente, sempre teve em casa.

Segundo os amantes do mundo fit, a nova fórmula passa por juntar pepino, limão e hortelã. Esta combinação está relacionada com as propriedades diuréticas de cada um, podendo ser também uma grande aliada na desintoxicação do organismo e na retenção de líquidos.

No que diz respeito à bebida, é refrescante e ajuda também na hidratação. A NiT revela os benefícios de cada ingrediente e como se prepara a receita.

O pepino

Este alimento, além de ser um bom hidratante para a pele, pode ser um ótimo aliado no processo de perda de peso. Se não acredita, é muito provável que a composição nutricional deste alimento o faça mudar de ideias: ele tem 16 calorias por 100 gramas. Além disso, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, é rico em ferro, potássio, betacaroteno e nas vitaminas A, B e C, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Contudo, não é só isso que o torna um alimento essencial para a dieta. Tem tudo a ver com o facto de 95 por cento da sua composição ser água, ajudando também na hidratação — um fator fundamental para quem está a tentar emagrecer.

Como se não bastasse, é um alimento conhecido pelas suas propriedades diuréticas e depurativas. Por isso, incluí-lo na alimentação vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas e, como consequência, ajudar a ter uma barriga mais lisa.

O pepino é, de uma forma geral, um ótimo remédio para a saúde. Ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea, assim como o trânsito intestinal. Não faltam também estudos que revelam que é uma ótima ajuda a manter a saúde da pele, do cabelo, dos olhos e até das unhas.

Tem de retirar as sementes para fazer o sumo.

O limão

Algumas teorias avançam que este alimento pode mesmo ajudar a perder peso, uma vez que a fibra presente na sua composição promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Resultado: acaba por comer menos.

A autora do blogue “Manias de Uma Dietista” explica também que o sumo de limão pode dar ao corpo a energia extra de que precisa. Além disso, também ajuda a reduzir a ansiedade e depressão — apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso.

“Os antioxidantes presentes neste alimento combatem os danos provocados pelos radicais livres. Por outras palavras, retardam o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente no limão também é importante para a produção de colagénio, uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele”, diz à NiT.

A hortelã

Esta planta possui cerca de 44 calorias por cada 100 gramas. Se pensar numa porção de 235 mililitros, preparados com apenas duas folhas frescas ou secas, estará a ingerir apenas duas calorias. E o facto de conter fibras (sete gramas por cada 100) é outra das suas vantagens. Assim, pode ajudar a manter a sensação de saciedade, quando é conjugado com outros alimentos saudáveis.

As folhas de hortelã podem ser utilizadas de variadas formas, desde inteiras, partidas, secas, moídas ou congeladas.

Uma das ervas mais conhecidas.

A famosa receita

Juntar todos os alimentos num só copo parece ser a combinação perfeita. Saiba de tudo o que vai precisar para preparar esta bebida.

Do que precisa

— Meia chávena de sumo de limão (cerca de 125 mililitros);
— Um pepino;
— Quatro folhas de hortelã;
— 250 mililitros de água.

Como se faz

Comece por retirar as sementes do pepino e corte-o em pedaços. Em seguida, passe para uma liquidificadora, juntamente com os restantes ingredientes, e bata até obter um líquido consistente.

A sugestão é beber este sumo em jejum, pelo menos, uma vez por semana. Não é a ação isolada da bebida que vai fazê-lo emagrecer, até porque isso só é possível se seguir uma alimentação equilibrada e praticar exercício, mas permite ajudar na perda de peso e a manter o organismo limpo.

Há outras cinco receitas de sumos que também ficaram conhecidos pelos seus benefícios no processo de emagrecimento. Carregue na galeria para descobrir quais são.