NiTfm live

Alimentação Saudável

O novo chá para emagrecer faz-se com uma fruta improvável, mas que tem em casa

É uma coisa tão básica que deve ter sempre em casa e à qual pode adicionar canela.
Muito simples.

Há vários chás que ajudam a emagrecer. Mas este é particular. Deve bebê-lo antes de ir dormir, pois atua durante o sono. Não é um chá diurético, mas por ajudar a dormir, ajuda a emagrecer. Estranho? Explicamos-lhe tudo.

Trata-se de chá de banana verde e uma tendência bem recente nas dietas. Esta bebida ajuda-o a dormir melhor e consequentemente a emagrecer. Segundo o site “Receita Light Fácil”, em geral, as pessoas que dormem menos de cinco horas por noite gastam menos calorias do que deviam.

Em causa está a diminuição da taxa de metabolismo basal (total de calorias gastas para manter as funções vitais), até 36 por cento. Tornando-se assim mais difícil emagrecer, mesmo fazendo dieta e exercício.

A banana é rica em potássio e magnésio, que melhoram a qualidade do sono. O potássio ajuda a relaxar os músculos e a preparar o corpo para adormecer. A banana contem ainda triptófano que ajuda a aumentar os níveis de serotonina, que regula o sono.

Além disso, quando as bananas estão verdes têm mais amido resistente na sua composição. Este é um exemplo de hidrato de carbono que é digerido de forma lenta e que não é digerível no organismo, tendo um papel bastante semelhante ao da fibra alimentar.

Quando o amido resistente chega ao intestino, é fermentado pelas bactérias benéficas que lá habitam, atuando como um probiótico natural. Resultado: melhora a saúde intestinal no geral, como a redução da distensão abdominal e a prevenção de doenças inflamatórias, além da regulação dos níveis de açúcar no sangue — um fator essencial para melhorar a saciedade.

O chá de banana verde pode ainda levar canela que já é conhecida por ajudar a perder peso. A especiaria é, além disso, rica em fibra, manganês, cálcio, ferro e vitamina K. Este alimento ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, e ainda retarda o envelhecimento.

E como é que ajuda no processo de emagrecimento? Através do seu efeito termogénico. Ou seja, o consumo desta especiaria aumenta a temperatura corporal, fazendo com que se queime mais calorias e gordura.

Mas atenção, a ação do chá isolada não faz milagres. É apenas uma ajuda, que tem de ser sempre conjugada com uma alimentação variada e saudável, assim como com a prática de exercício físico. Além disso, é importante variar nos chás, para dar novos estímulos ao corpo.

A receita que pode fazer em casa

Vai precisar de apenas três ingredientes para experimentar este chá fit que é a nova tendência.

Do que precisa

— Uma banana verde bem lavada, cortada em rodelas;
— 500 mililitros de água;
— Canela a gosto.

Como se faz

Junte os ingredientes num tacho e leve a cozinhar durante dez minutos. Desligue o fogão e deixe tapado até arrefecer. Coe com uma peneira e beba à noite.

Carregue na galeria para conhecer os chás mais populares da Internet que ajudam a emagrecer.