Alimentação Saudável

Nem imagina quantas calorias têm 100 gramas de caracóis

Vai ficar surpreendido, mas este petisco pode ser um ótimo aliado da dieta.

Que maravilha.

Quando chega o verão e se está a tentar perder peso das duas uma: ou se continua super fiel à dieta ou caímos em desgraça. A boa notícia é que se optar pela primeira opção — muito bem, coragem — os caracóis podem constar na lista de coisas que pode comer.

É que este petisco é constituído por água, é rico em proteínas e pobre em gorduras e calorias. Mais: contém sais minerais, como magnésio, ferro, cobre e zinco, que garantem a saúde do organismo. Por isso, é um bom alimento para comer em casa ou no restaurante.

Prova disso é o estudo em laboratório realizado pela DECO Proteste, que foi agora publicado no site oficial. Segundo a entidade, 100 gramas de caracóis significam apenas 98 calorias, 13,2 gramas de proteínas, 2,5 de gorduras e 5,7 de hidratos de carbono.

Se compararmos com os outros petiscos da época, como berbigão (119 calorias) e amêijoa (131 calorias), os caracóis ganham o título de menos calórico.

É que segundo a DECO, mesmo quando os caracóis são cozinhados em restaurantes mantêm um baixo valor calórico: 100 calorias por 100 gramas.

No fundo, a forma como são confecionados não altera as suas calorias. O grande problema — e isso sim pode prejudicar o objetivo de perda de peso — são os acompanhamentos da refeição, como a cerveja e o pão com manteiga.

Fora a dieta, há outros cuidados que deve ter se quiser preparar esta refeição em casa. A NiT diz-lhe quais são.

Cuidado na preparação

Ao cozinhar caracóis em casa, deve limpá-los muito bem e começar por retirar, com a ponta de uma faca, o opérculo. Ou seja, uma formação calcária que tapa a abertura da concha. Depois, verificar se o animal está vivo. De seguida, lava os caracóis com água e sal e repete essa ação várias vezes, mudando sempre a água. Coloca-os numa panela com água e cozinha em lume brando. Depois de cozido, escorre.

É a seguir que volta a colocar os caracóis numa panela com água. Tempera com sal, alho, cebola, orégãos, margarina e, se gostar, picante. Deixa cozer cerca de 40 minutos e fica com um petisco saudável.