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Alimentação Saudável

Nem imagina quantas calorias tem apenas um tremoço

Este petisco é bastante mais saudável do que, provavelmente, está à espera. A NiT revela tudo.
Afinal, não tem de martirizar-se.

Não há esplanada que não tenha um prato de tremoços em cima da mesa. São vistos como um dos melhores petiscos para quando chega o calor. No entanto, há quem ache que não são uma boa aquisição para a dieta. A NiT vai acabar com todas as dúvidas.

Da família do grão e feijão, o tremoço existe há vários séculos na Europa. Foi muito popular entre os Romanos e pensa-se que terá chegado a outras partes do mundo durante a expansão do império. Atualmente, é considerado um petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália.

Agora, o momento da verdade: desde que consumidos com moderação, são muito nutritivos e um dos aperitivos mais baratos.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, trata-se de um petisco com pouca gordura mas rico em proteína e fibra. Além disso, contém importantes minerais como o cálcio, potássio, magnésio, ferro e zinco. Das vitaminas destaca-se o folato.

E as calorias? O tremoço é uma leguminosa de baixo valor energético. Mais especificamente, 60 gramas significam 70 calorias. Feitas as contas, apenas um tremoço significa cerca de 2,3 calorias.

Só tem de ter cuidado com o sal.

Conhecendo estas características, “os tremoços podem ser um ótimo snack para os dias de calor, sem prejudicar a balança, já que saciam, ajudam a regular o trânsito intestinal e ainda podem regular os níveis de colesterol. Podem ser também particularmente interessantes para os vegetarianos como fonte de proteína”, garante a especialista.

Esta leguminosa também possui efeitos benéficos no que diz respeito ao funcionamento intestinal (pelo teor de fibra), controlo glicémico e diminuição do colesterol.

Mas atenção ao teor de sal

“O grande problema dos tremoços é o seu teor de sal proveniente da salmoura em que são conservados”, alerta à NiT a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“. Basta comer uma porção de 30 gramas para consumir um quinto da dose máxima diária recomendada (cinco gramas).

A boa notícia é que existe um truque para contornar isso: passar os tremoços por água corrente ou demolhar durante alguns segundos.

Escolha embalagens guardadas em local fresco e ao abrigo da luz solar. Se optar pelas que estão em vácuo, tenha a certeza de que estão intactas. Depois de furadas, o ar entra e a conservação fica comprometida. Guarde os tremoços no frigorífico, imersos no líquido de conserva ou em água com sal. Atenção: consuma, no máximo, no prazo de cinco dias.

Aproveite para descobrir também num outro artigo da NiT quantas calorias tem apenas um caracol, outro petisco de verão que pode ser útil na dieta.

Há outros petiscos e entradas saudáveis que pode fazer em casa. Carregue na galeria para conhecê-los.