NiTfm live

Alimentação Saudável

Nem imagina a quantidade de açúcar que está num simples pacote de passas

O valor recomendado de açúcar por dia é de 25 gramas, mas 100 gramas deste fruto seco contêm mais do dobro. A NiT diz-lhe quais são as piores opções à venda.

Se tivéssemos de eleger o alimento que mais nos dá cabo da cabeça (e da barriga e dos dentes), esse título iria para o açúcar. Para a maioria dos nutricionistas, ele é o grande vilão do século XXII. O pior é que além de estar presente nos donnuts, chocolates, gomas e nos melhores bolos de pastelaria, ele está nos alimentos mais inocentes. As passas são um deles.

É um alimento consumido durante todo o ano, sobretudo no Natal e na Passagem do Ano. Se costuma comer sem preocupação, é porque claramente não imagina a quantidade de açúcar que está a ingerir.

A NiT analisou os pacotes de passas de várias marcas e as notícias não são animadoras. O valor recomendado de açúcar por dia é de 25 gramas, mas 100 gramas deste fruto seco contêm mais do dobro. Há duas marcas que quase chegam ao triplo. Se fizermos as contas por pacotes de açúcar, sendo que cada um tem cinco gramas, um pacote de passas chega a conter 14. Sim, leu bem: 14 pacotes de açúcar.

Se pensa que aquelas 12 passas que, tradicionalmente, decide comer na passagem das 23h59 para a meia-noite é menos trágico, desengane-se. As 12 passas podem conter entre 15 a 20 gramas no total, chegando quase ao limite diário.

A NiT fez uma lista com as cinco piores opções à venda nos supermercados. No entanto, as restantes opções não são muito melhores, uma vez que os valores são idênticos. Carregue na galeria.