Alimentação Saudável

Não vai acreditar: estas são as gomas com mais açúcar de todas

São das mais populares e estão à venda nos supermercados e cafés.
Estão escondidas aqui.

Não fazem nada bem aos dentes, promovem o aumento do risco de doenças crónicas, comprometem o peso e prejudicam a saúde no geral. Apesar de sabermos isso tudo, não conseguimos virar a cara — ou, neste caso, a boca — às gomas. A NiT analisou todas as variedades que estão à venda e descobriu quais são aquelas que contêm mais açúcar. Pode começar a preparar o lenço.

Antes da grande revelação, há outra que temos mesmo de fazer. É possível que tenha estado uma vida inteira a pensar que este doce é feito de uma coisa e, afinal, isso não corresponda de todo à realidade.

Mais ou menos doces, maiores ou mais pequenas, coloridas ou escuras, cheias de açúcar ou sem vestígios dele num primeiro olhar. Independentemente destes elementos, as gomas que encontra à venda nos cafés e supermercados têm gelatina na sua composição e esta é feita de substâncias como colagénio, cartilagens, tendões, ossos e aparas de couro.

O açúcar — branco e mascavado — também é um dos produtos que fazem parte da lista de ingredientes para a sua preparação. Durante o refinamento, o produto pode passar por um tipo de carvão feito com cinzas de ossos.

Aqui estão elas.

Atualmente, já existem versões vegan destas guloseimas e também há diversas receitas saudáveis para confecionar este doce em casa — pode ver neste artigo uma das sugestões da NiT.

Agora, sim, vamos falar da quantidade de açúcar presente nas embalagens que encontramos facilmente à venda. “Talvez não se tenha esta ideia, mas 100 gramas das piores gomas à venda nos supermercados têm o equivalente a 12 pacotes de açúcar”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

O pior é que não é muito difícil ingerir esta quantidade, que é o correspondente a uma embalagem das mais pequenas. A que goma corresponde aquela descrição? Às famosas e adoradas amoras. De uma forma geral — pode variar mais ou menos dependendo da marca —, cada 100 gramas desta variedade contêm também 342 calorias e 82 gramas de hidratos de carbono, dos quais 72 são açúcares.

Além do que já descrevemos, a sua lista de ingredientes inclui nomes como xarope de glicose, acidificante, gelificante, aromas, concentrado e corantes, por exemplo. Lembre-se disto antes de voltar a devorar um pacote em poucos minutos.

Também consome bolos de pastelaria com frequência? Então, carregue na galeria para conhecer os dez bolos mais calóricos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT