Alimentação Saudável

Não beba água nesta altura do dia durante as férias (se quiser perder peso)

É um erro comum e pode ser o principal responsável pelos maus resultados na balança.
Atenção.

Quando se fala do processo de emagrecimento, há um erro comum que pode estar a custar-lhe quilos a mais na balança: beber água numa altura específica do dia. Esta bebida é essencial mas, quando ingerida no momento errado, pode boicotar os seus objetivos.

“A água será sempre a melhor bebida, já que hidrata, sacia e não possui calorias. Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo e o bom funcionamento intestinal”, conta à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

Ainda assim, quando se está num plano de perda ou controlo do peso, a sua ingestão deve ser mais inteligente. Por exemplo, deve beber durante as refeições principais. Não é que o líquido ingerido engorde, mas há um problema: dilata o estômago e provoca a sensação de inchaço abdominal.

De acordo com a especialista, que é autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, esta dilatação reduz a sensação de saciedade e faz com que acabe por comer mais. Resultado: excesso alimentar durante o dia e, consequentemente, aumento de peso.

Além disso, a sensação de inchaço gera desconforto e faz com que sinta que não está a alcançar resultados na dieta, o que pode ser desmotivador.

Neste caso, o ideal é ingerir líquidos (de preferência água) 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quem não consegue mesmo pôr a água de parte enquanto come, não deve ultrapassar os 200 mililitros.

Se a intenção for facilitar a digestão, além da água, o chá morno é uma opção. Mas atenção aos chás com taninos (cafeína), já que eles diminuem a absorção de ferro dos alimentos.

Não beba água nesta altura do dia durante as férias (se quiser perder peso)

E beber água em jejum, é benéfico?

De acordo com Sónia Marcelo, uma das grandes vantagens de beber água em jejum tem a ver com o facto de ela acelerar ainda mais o metabolismo, principalmente se bebermos água fria (até 25 por cento de aumento).

Como promove uma maior saciedade, “fazendo com que as escolhas alimentares ao pequeno-almoço sejam mais saudáveis”, também ajuda na perda de peso. E durante a noite, beber água em jejum ainda elimina mais toxinas e resíduos. A absorção dos nutrientes também é muito mais fácil, bem como a digestão.

“Isto acontece porque este consumo potencia a produção de enzimas que atuam nas reações químicas que ocorrem no organismo”, diz a especialista.

Além disso, ajuda na obstipação. Por outras palavras, o intestino funciona de forma mais regular e melhora o funcionamento renal e linfático.

Mas há mais: a água ajuda as células do cérebro a receberem mais sangue oxigenado e, por isso, ele fica mais atento. A água promove também a elasticidade e tonicidade da pele. Portanto, não faltam vantagens.

Agora, carregue na galeria para descobrir oito alimentos culpados por ter a barriga inchada.

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