Alimentação Saudável

Na dieta do leite perde-se 7 quilos em 8 dias — mas não experimente

No primeiro dia, as refeições principais são compostas por apenas seis copos de leite.

Vai ter pesadelos com leite durante oito dias.

Todos os dias surgem novas dietas de emergência que prometem uma perda de peso rápida e eficaz. O problema é que, na maioria das vezes, são desequilibradas e pouco aconselháveis. Desta vez, fala-se da dieta do leite que, como o nome indica, tem o leite como principal alimento e entra na lista das “não experimente isto em casa”.

De acordo com esta dieta, as refeições principais são todas substituídas por um copo de leite durante oito dias. O prometido é perder sete quilos nesse período.

“O conceito deste tipo de alimentação baseia-se no facto de o leite, por ser rico em cálcio, aumentar o seu teor no organismo. Consequentemente, as células trabalham de forma mais eficaz, o metabolismo aumenta e há menor armazenamento de gordura”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Além disso, o plano alimentar é baixo em hidratos de carbono, o que faz com que o corpo utilize a gordura como fonte energética. Ou seja, há maior queima de gordura e perda de peso.

Como é que se começa a dieta?

A dieta está dividida em oito dias, sendo que todas as refeições principais incluem leite. Gradualmente, são adicionados outros alimentos. Tome nota do plano.

1.º dia: seis copos de leite;

2.º dia: quatro copos de leite e duas peças de fruta à escolha;

3.º dia: dois copos de leite, duas peças de fruta e comer queijo à vontade;

4.º dia: quatro copos de leite, uma peça de fruta e uma bife grelhado de 100 gramas;

5.º dia: dois copos de leite, duas peças de fruta, um ovo (de preferência, cozido) e um bife grelhado com 100 a 150 gramas;

6.º dia: dois copos de leite, uma peça de fruta, um ovo cozido, um bife grelhado com 100 a 150 gramas e comer queijo à vontade;

7.º dia: três copos de leite e três peças de fruta;

8.º dia: dois copos de leite, uma peça de fruta, um bife grelhado de 100 a 150 gramas e queijo à vontade.

A dieta do leite é segura?

Não. Segundo a especialista, tal como em qualquer dieta restritiva, esta não promove a aquisição de bons hábitos alimentares. Por causa disso, algumas pessoas podem mesmo sentir dores de cabeça, fraqueza ou tonturas.

“Quanto à hipótese do leite poder promover a perda de gordura e peso, não é exatamente assim, como dizem os autores da dieta. É verdade que o cálcio, juntamente com a vitamina D, pode promover a perda de peso.”

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo