Alimentação Saudável

Misturar estes dois alimentos na água é o novo método para emagrecer

Um deles sempre foi usado para atingir o objetivo. Já o outro é uma estreia — e nem vai imaginar de qual se trata.
A imagem tem uma pista.

Ingerir uma colher de sopa de azeite todas as manhãs ou beber um sumo de vinagre de sidra e tangerina são apenas duas das milhares de fórmulas conhecidas para perder os quilos a mais. Agora fala-se de misturar outros dois alimentos em água — um deles já é popular nestas andanças mas o outro nem tanto.

Vamos falar daquele que toda a gente conhece como aliado no processo de emagrecimento, o limão. Algumas teorias avançam que este alimento pode mesmo ajudar a perder peso, uma vez que a fibra presente na sua composição promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Resultado: vai comer menos.

Há mais razões para ser tão famoso. Segundo a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia“, a “água com limão em jejum ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite, a equilibrar o pH do nosso organismo, é um diurético natural, auxilia a digestão e ajuda o funcionamento intestinal regular”.

É por isso que muita gente bebe esta mistura logo de manhã. A sugestão dos especialistas é usar, pelo menos, meio limão para 250 mililitros de água.

Porém, agora a moda é juntar mais um alimento ao copo. Qual? Então, aqui vai: é a beringela. Tem 25 calorias por 100 gramas, sendo este um fator essencial para fazer parte da nova receita viral para emagrecer. Mas não é o mais importante.

O vegetal contém muitas fibras insolúveis, que retardam o processo de digestão. Ou seja, ajudam a prolongar a sensação de saciedade, evitando que tenha ataques de fome pouco tempo depois de uma refeição. Quando ingeridas com água, estas fibras transformam-se numa espécie de gel no estômago, que absorve a gordura e a elimina.

Além disso, a beringela é uma ótima fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas A, B e C. Também pode ser a aliada perfeita no controlo de colesterol no sangue.

Fica com esta cor.

A famosa receita

A fórmula perfeita para preparar esta mistura de dois alimentos é a mais simples de sempre.

Do que precisa

— Um litro de água;
— Dois limões;
— Uma beringela crua.

Como se faz

Pode começar por lavar muito bem a beringela e cortá-la em fatias (sem descascar). Depois, enche um jarro com água e junta as tais fatias. Em seguida, adiciona o sumo dos limões e mistura. Há quem prefira triturar, pelo que também pode escolher essa forma.

A melhor altura para beber

A recomendação geral é tomar um copo em jejum quando acordar. Espera 30 minutos e depois, sim, toma o pequeno-almoço. Quem quiser também pode beber um copo 15 minutos antes das refeições principais. Atenção: se não beber a mistura no prazo de 48 horas, ela perde algumas propriedades.

No entanto, é importante ter noção de que, apesar de esta água ajudar no processo de emagrecimento, não é uma bebida milagrosa. Pode incluí-la na rotina diária, mas não vai adiantar de nada se continuar a comer alimentos cheios de açúcar e gordura. Para perder os quilos a mais e manter o peso ideal, é preciso mudar os hábitos alimentares, assim como praticar exercício com frequência.

Há outras receitas saudáveis onde pode incluir cada um destes alimentos. Carregue na galeria para saber quais são.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT