NiTfm live

Alimentação Saudável

Misturar estes dois alimentos básicos com água é o novo método para emagrecer

Sempre teve ambos em casa mas, pelos vistos, nunca tirou todo o proveito deles.
Pode ajudar na dieta e na saúde.

O limão é o ingrediente mais popular para adicionar à água quando o objetivo é emagrecer. No entanto, não é o único. Existem outros alimentos que, até há bem pouco tempo, eram ignorados e que agora são verdadeiras estrelas do mundo fit, como o pepino e o aipo. A receita mais recente junta outros dois que toda a gente costuma ter em casa.

É um método que, além de ser útil na dieta, é visto como um remédio natural para a saúde, já que nutre, regula o organismo e previne o aparecimento de doenças. A mistura até é utilizada por quem sofre muito de ansiedade.

No que diz respeito à dieta, a bebida ajuda a desinchar, a hidratar e, ainda, a perder peso, caso faça parte de uma alimentação equilibrada e variada — não é a ação isolada de apenas um alimento ou líquido que faz efeitos milagrosos.

Os dois protagonistas da receita mais popular do momento

Um dos principais ingredientes não é novo neste tipo de receitas: a canela. Em maio, já era protagonista de uma infusão que também misturava casca de abacaxi. Mas vamos concentrar-nos na especiaria.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, ela é um dos alimentos mais presentes nos planos alimentares com foco no emagrecimento, devido à sua ação termogénica.

“O consumo de canela aumenta a temperatura corporal e acaba por forçar o organismo a gastar energia. Consequentemente, queimam-se mais calorias e gordura”, explica à NiT.

Porém, deve ter atenção ao tipo de canela que compra. Existem dois à venda, sendo que um deles é a canela do ceilão, conhecida como a canela verdadeira que é extraída da cinnamomum. Já a cassia (ou a canela falsa), que vem quase sempre da China, é mais barata e contém um teor de cumarina superior ao tipo anterior. Este composto em excesso pode ser tóxico — recorde o artigo da NiT sobre o tema.

Promete maravilhas.

O outro alimento de que vai precisar a maçã. Esta fruta que conhece desde sempre tem uma característica fundamental: é uma ótima fonte de fibras — presentes na casca —, daí estar presente nesta mistura.

“Pelas suas características nutricionais, comer apenas uma maçã ajuda-nos a manter-nos saciados por algumas horas”, conta a autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Vale a pena recordar também que este alimento é rico em vitamina C e tem um forte poder antioxidante, pelo que ajuda a reduzir o risco de doenças.

A preparação desta mistura

Basicamente, basta adicionar todos os ingredientes num jarro, ou seja, um litro de água, dois paus de canela e duas maçãs lavadas às fatias. Em seguida, deixa a bebida durante uma hora no frigorífico. Há ainda quem acrescente algumas gotas de limão para a fruta não escurecer.

Embora muita gente aconselhe a ingestão de 400 mililitros em jejum, ou seja, antes de tomar o pequeno-almoço, tanto a quantidade como o horário dependem das necessidades de cada um. Fale com o seu nutricionista e pergunte qual é o melhor método para si.

Contudo, de uma forma geral, consumir esta mistura à noite nunca será uma boa ideia, devido ao efeito termogénico da canela que pode dificultar uma boa noite de sono.

Muito importante: esta bebida não é recomendada para grávidas nem para pessoas com problemas cardíacos.

Carregue na galeria para descobrir outros cinco ingredientes que também estão a ser adicionados à água para emagrecer (nenhum deles é o limão).