NiTfm live

Alimentação Saudável

Misturar alho com água é uma das novas grandes tendências fit — e resulta

Segundo os especialistas, tem vários benefícios para a saúde. Alguns deles são surpreendentes.
Pista: é uma planta aromática.

O limão é um dos alimentos mais conhecidos para misturar na água quando o objetivo é emagrecer. Mas não é o único. A canela é também um dos mais recentes protagonistas neste papel, devido à sua ação termogénica. Junta-se agora mais uma alternativa à lista que é, talvez, a mais improvável de sempre.

Estamos a falar do alho, que tem propriedades essenciais para o nosso sistema imunitário. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, o composto que se destaca neste alimento é a alicina, uma substância com funções antibacterianas e antivirais que, além de ser útil na proteção contra gripes e constipações, tem efeito benéfico sobre os níveis de colesterol.

“Alho fresco e esmagado liberta muito mais alicina. Não o deixe cozinhar demasiado, uma vez que o alho exposto mais do que dez minutos a temperaturas muito altas perde nutrientes importantes”, aconselha.

De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, o alho é também pouco calórico (quatro calorias por dente) e fonte de proteínas, manganês, vitamina B6, vitamina C, selénio, fibras, cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

Pelos vistos é ainda um aliado no processo de perda de peso — pelo menos é essa a nova tendência que está invadir a Internet. Quem ingere esta bebida defende-se com os estudos sobre as vantagens deste alimento que já foram divulgados.

Só precisa de um dente de alho.

Um deles foi publicado no “The Journal of Nutrition” em novembro de 2011. Os investigadores analisaram os efeitos do alho na percentagem de gordura dos ratos. Na prática, durante oito semanas, foram alimentados com base numa dieta rica em gordura para que ficassem obesos. No entanto, uma parte destes animais também recebeu um suplemento à base de alho durante sete destas semanas.

O resultado foi surpreendente, já que os ratos que foram alimentados com alho conseguiram uma redução no peso corporal, através da perda de gordura. Os restantes não tiveram o mesmo cenário.

Há mais uma conclusão que vale a pena destacar: aqueles que ingeriram alho demonstraram ter temperaturas corporais mais elevadas, o que sugere que este alimento possa ter um efeito termogénico — acelera o metabolismo e, consequentemente, queima mais gordura.

Sabe-se também que alguns dos compostos presentes neste ingrediente têm propriedades depurativas que ajudam a desintoxicar, eliminando toxinas que podem ser prejudiciais para a saúde e dificultar a perda de peso.

A recomendação é triturar um dente de alho e misturar em 100 mililitros de água. Deixa repousar no frigorífico durante a noite e bebe de manhã em jejum.

Mas, atenção: embora o alho traga imensos benefícios e um deles possa ser contribuir para a perda de peso, não pode esperar que este alimento faça milagres. É essencial falar com um nutricionista e ter um plano adaptado às suas necessidades, do qual a água de alho pode ou não fazer parte.

É igualmente importante aliar o consumo de alimentos-chave à prática de exercício, que também vai ajudá-lo a alcançar o peso e corpo que deseja.

Também ajuda a baixar a febre.

Mais benefícios surpreendentes do alho

No livro “O Alho Poderoso“, editado em português pela O Arco de Diana — uma chancela da Esfera dos Livros —, em 2016, são reveladas outras vantagens no consumo desta planta aromática.

1. Faz bem à tosse. A autora e jornalista francesa Alix Lefief-Delcourt explica que o leite de alho é dos melhores remédios para este problema tão aborrecido.

2. Alivia picadas de inseto. Quer seja de vespa ou de mosquito, por ter ação antibacteriana, o alho pode ajudar a desinfetar picadas de insetos e a aliviar os ataques de comichão. Basta “cortar um dente de alho a meio e esfregar com cuidado a zona afetada.”

3. Ajuda a baixar a febre. “Num almofariz [moedor], esmaga cinco dentes de alho pelados, cinco raminhos de salsa (com caules), um punhado de sal grosso e uma colher de sopa de fuligem.” Em seguida, coloca esta espécie de pasta nos pulsos, cobre com gaze ou adesivo e deixar ficar, pelo menos, durante dois dias. Mas, atenção: deve estar preparado para a possibilidade de ficar a cheirar a alho a metros de distância.

4. Diminui as dores de dentes. Só tem de “colocar um pedacinho de alho tenro diretamente na cavidade do dente afetado ou um dente de alo inteiro na zona dorida, até que a dor diminua”, explica Alix Lefief-Delcourt.

5. Acaba com bolhas e herpes labial. Pode aplicar alho, esfregando-o sobre a zona infetada várias vezes ao dia. Assim, ela poderá desaparecer mais rápido, sendo que levará alguns dias.

Além do limão, da canela e do alho, há outros cinco alimentos comuns que estão a ser adicionados à água para emagrecer. Carregue na galeria para saber quais são.