NiTfm live

Alimentação Saudável

Este foi o alimento de que mais portugueses abdicaram no último ano

Segundo dados da Marktest recolhidos entre 9 e 14 de outubro, o leite é o alimento que mais portugueses deixaram de consumir.
São dados de outubro de 2019.

O Dia Mundial da Alimentação celebrou-se esta quarta-feira, 16 de outubro. A propósito da data, a Marktest fez uma sondagem para perceber que mudanças nos hábitos alimentares mais se assinalaram entre os portugueses nos últimos 12 meses.

Os dados recolhidos entre 9 e 14 de outubro mostram que o produto que mais pessoas deixaram de consumir foi o leite, mencionado por 20 por cento dos inquiridos. Seguiram-se a carne, com 13,3 por cento, e o açúcar, com 12 por cento. Segundo a sondagem, 19 por cento dos portugueses deixaram de consumir algum alimento no último ano.

A maioria considerou ainda que tem uma alimentação saudável (83,5 por cento). Segundo os dados da Marktest, um quarto dos inquiridos come sopa e salada em todas as refeições, apesar de 51,9 por cento afirmar que só consome legumes entre uma a sete refeições por semana. 

As mulheres foram o grupo que mais eliminou alimentos — 25 por cento — enquanto que apenas 13 por cento dos homens alterou os hábitos alimentares nos últimos 12 meses. Segundo o estudo, as maiores alterações ocorreram na faixa etária entre os 45 e os 54 anos.

A amostra da sondagem da Marktest foi composta por 808 pessoas, inquiridas em entrevistas telefónicas em Portugal Continental.