NiTfm live

Alimentação Saudável

Há uma receita de pavlova mais amiga da dieta — e faz-se só com 4 ingredientes

A receita paleo e saudável é de Teresa D'Abreu, autora do blogue "Healthy Bites".
É uma tentação.

A pavlova é uma daquelas sobremesas deliciosas e completamente viciantes, que só paramos de comer quando acaba, seguindo-se um longo período de sentimento de desespero. De textura leve, açucarada e crocante, derrete-se na boca, ao mesmo tempo que os frutos vermelhos — a versão mais habitual — ajudam a diminuir o sabor doce.

Apesar de ser feita com claras de ovo no forno, esta receita é tipicamente carregada de açúcar, o que significa que não é muito amiga da dieta. Felizmente, Teresa D’Abreu, autora do blogue “Healthy Bites“, criou uma versão mais saudável, que se faz com apenas quatro ingredientes. Bónus: pode ser incluída numa alimentação paleo.

Fica mais escura com açúcar de coco.

Nesta versão, o açúcar refinado é trocado pelo de coco, ao qual se acrescenta vinagre, polvilho doce e, claro, as claras. No final, pode acrescentar alguns toppings, como coco ralado ou frutos vermelhos. Mas, não se esqueça: embora seja uma versão mais amiga da dieta e da saúde, deve ser consumida com moderação — tudo o que é em excesso faz mal.

Do que precisa

— Quatro claras;
— 100 gramas de açúcar de coco;
— Uma colher de sopa de polvilho doce;
— Uma colher de chá de vinagre.

Como se faz

Pulverize no robot de cozinha o açúcar de coco e reserve — este passo é importante, já que o açúcar de coco é muito pesado para ser adicionado sem ser em pó. Depois, bata as claras em castelo até ficarem bem firmes. Continue a bater e acrescente o açúcar com uma colher de cada vez, deixando misturar aos poucos para que fique bem envolvido. Adicione o polvilho seco e o vinagre.

Num tabuleiro forrado a papel vegetal, coloque o preparado dando a forma que desejar. Em seguida, leve ao forno, pré-aquecido a 150 graus, durante 30 minutos, e baixe para os 120 graus, por mais 20 minutos (para um total de 50 minutos).

Desligue o forno e deixe a pavlova no interior até arrefecer completamente. Pode decorar, por exemplo, com frutos vermelhos e salpicar com coco ralado.

Agora, carregue na galeria para conhecer outras dez receitas de coisas impensáveis que, afinal, pode comer sem estragar a dieta, desde carbonara a lasanha.