NiTfm live

Alimentação Saudável

A nova forma de beber água com limão para emagrecer inclui uma especiaria

O ingrediente mistério ajuda a reduzir o apetite e, em consequência, no processo de perda de peso.
Mais uma tendência para testar.

Já deve ter perdido a conta às vezes que lhe sugeriram beber água com limão todos os dias, certo? Há uma razão simples para isso: o alimento traz mesmo vários benefícios para a saúde e também para quem quer emagrecer. Ao longo dos últimos anos, foram surgindo novas fórmulas com ingredientes especiais. A mais recente e popular no mundo saudável inclui uma especiaria.

Primeiro, vale a pena recordar as vantagens de apostar no consumo de limão. Por exemplo, como este alimento é rico em vitamina C, protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Além disso, os seus antioxidantes combatem os danos provocados pelos radicais livres. Ou seja, retardam o envelhecimento precoce da pele.

“A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

É também um ótimo aliado para recuperar energia e há quem diga que apenas o cheiro do limão pode ter um efeito calmante. Porém, o motivo pelo qual é mais conhecido é o seu contributo para perder peso.

Segundo a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, são várias as teorias que indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é solúvel (pectina) e promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo.

Além do limão e da água, a nova tendência inclui colocar no copo açafrão. Não estamos a falar do popular açafrão-da-terra, que é mais conhecido como curcuma (um alimento igualmente útil no processo de emagrecimento). Referimo-nos à especiaria que toda a gente tem em casa.

Este tempero, obtido a partir da flor da espécie Crocus Sativus, é altamente nutritivo e contém cálcio, magnésio, potássio e vitaminas. Mais uma característica importante: o extrato de açafrão tem baixo teor calórico — sete calorias por cada colher de sopa.

Aposte nesta especiaria.

Vamos ao que interessa: a utilidade desta especiaria para emagrecer. Um estudo publicado na revista científica “Nutrition Research“, em 2010, avaliou os efeitos de um suplemento de extrato de açafrão num grupo de mulheres com excesso de peso, sendo que os investigadores não restringiram a dieta alimentar da amostra. Verificou-se que as mulheres que tomaram o suplemento passaram a comer menos por vontade própria e perderam mais peso comparativamente com o grupo que não ingeriu açafrão.

Isto quer dizer que os óleos essenciais presentes neste alimento permitem controlar o apetite e, consequentemente, ajudar a perder peso. Além disso, vários especialistas já indicaram que o açafrão tem ação sobre neurotransmissores específicos no cérebro, diminuindo a vontade de comer.

Porém, é preciso ter noção de que este tempero é apenas uma pequena ajuda. Ele não faz milagres, pelo que a bebida deve ser vista como um suplemento à alimentação saudável que mantém diariamente e à prática de exercício físico.

A recomendação geral é usar 250 mililitros de água morna, uma colher de chá de açafrão e o sumo de um limão, e mexer tudo muito bem. Porquê água morna? É esta temperatura que vai permitir extrair a vitamina C presente na casca. Se estiver demasiado quente, pode anular os benefícios deste fruto. Além disso, a água morna vai fazer com que consiga beber mais vezes em grandes quantidades.

É igualmente importante não consumir açafrão em excesso. Se exagerar, pode sentir efeitos secundários como tonturas, vómitos e náuseas. Caso a especiaria seja usada com moderação, não tem de preocupar-se.

Além do limão e do açafrão, há outros alimentos que estão a ser adicionados à água para emagrecer. Carregue na galeria para saber quais são.