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Alimentação Saudável

Há um truque que pode usar ao pequeno-almoço para queimar o dobro das calorias

Segundo um estudo da Universidade de Lübeck, reforçar a dose traz imensos benefícios.
É simples.

Se faz parte do grupo de pessoas que ignora ou limita a ingestão do pequeno-almoço para emagrecer, saiba que o truque pode ser precisamente o oposto. Segundo um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, publicado a 19 de fevereiro, fazer uma boa refeição da manhã, com proteínas, hidratos de carbono e gorduras saudáveis, pode ser a solução.

De acordo com os investigadores, a primeira refeição do dia, se completa, mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis e acelera o metabolismo, podendo queimar até o dobro de calorias, quando comparado com uma dieta em que o pequeno-almoço é fraco e o jantar mais completo.

O estudo publicado no “The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism” foi realizado com 16 homens, durante três dias, e em duas fases. Primeiro, tomaram um pequeno-almoço com poucas calorias, e jantaram fartamente. Na segunda fase, inverteram a dieta.

“Os resultados mostram que a primeira refeição do dia, independentemente da quantidade de calorias que contém, gera duas vezes mais termogénese [produção de calor do corpo para queimar gordura] induzida pela dieta, do que a mesma refeição consumida ao jantar”, referiu a autora do estudo, Juliane Richter, citada pelo jornal brasileiro “Metrópoles”.

Foi possível concluir ainda que os níveis de açúcar e insulina no sangue apresentavam menos picos após a refeição da manhã, em comparação com o jantar. Além disso, os participantes sentiam mais fome e vontade de comer doces após um pequeno-almoço com poucas calorias.

Apesar de o estudo ser pequeno, os resultados corroboram informações obtidas em trabalhos anteriores que afirmam que a primeira refeição é a mais importante do dia — e que se devem ir diminuindo as porções ao longo do dia, sobretudo quando o objetivo é perder peso.

Carregue na galeria para descobrir outras sete coisas, reveladas pela nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, que pode fazer ao pequeno-almoço para emagrecer — ou controlar o peso.