NiTfm live

Alimentação Saudável

Há um novo queijo cottage que tem mais proteína do que o iogurte Skyr

O snack Corpos Danone permite fazer combinações de sabores para comer a qualquer refeição do dia.
Delicioso. | Foto de Iara Rodrigues

Já houve uma altura — e não foi assim há tanto tempo — em que era mais fácil embarcar numa viagem à volta do mundo do que encontrar produtos como quinoa, bulgur, espelta ou chia. Felizmente, a oferta mudou e, agora, os corredores dos supermercados estão cheios de alimentos biológicos e saudáveis.

Um dos mais populares do momento — e uma verdadeira tendência mundial — é o queijo cottage. Este alimento é uma espécie de queijo fresco, rico em proteína, baixo em gordura e muito versátil.

Pelas suas caraterísticas, o queijo cottage pode ser acrescentado a várias receitas. Exemplo disso é o novo cottage Corpos Danone, que pode ser usado em todas as refeições do dia: do pequeno-almoço ao lanche, passando pelo almoço e pelo jantar.  Pode usá-lo para fazer sopa de tomate com cottage, queijo cottage com mirtilos e hortelã, tosta de cottage com figos e mel ou salada verde com legumes e cottage.

Além de ser bastante versátil, há outras razões para começar já a incluir este superalimento no seu dia a dia. A NiT dá-lhe 6.

1. Tem mais proteína que o famoso Skyr

O queijo cottage é uma das fórmulas mais simples de queijo fresco, com cerca de 22 gramas de proteína. Quer isto dizer passa mais tempo sem fome. Ou seja, come menos e, consequentemente, ajuda a emagrecer.  Por sua vez, o Skyr, uma receita islandesa com mais de 1100 anos, tem apenas 17,9 gramas de proteína. Contas feitas, o novo cottage tem mais proteína do que o famosos iogurte. Além disso, é perfeito para uma alimentação equilibrada e versátil. 

2. É baixo em gordura e calorias

Uma das maiores vantagens do cottage é que tem apenas 4% de gordura láctea — não passa por um processo de envelhecimento ou amadurecimento para aumentar o seu sabor. O queijo tem uma textura suave, é branco e cremoso. Se a sua alimentação for recheada com os alimentos certos, este queijo pode ser uma ótima forma de acelerar o metabolismo e controlar o apetite.

3. É produzido com ingredientes de origem natural

O queijo cottage é uma das fórmulas mais simples de queijo fresco. Ao contrário da maioria dos snacks que promovem a saciedade durante mais tempo, o cottage é um queijo produzido apenas com ingredientes naturais. 

4. Dá para incluir em várias receitas saudáveis 

Se está preocupado com a sua alimentação, o cottage pode ser o seu aliado perfeito. Como? Basta substituir os ingredientes mais calóricos das suas receitas por este queijo. Pode usá-lo em sandes, saladas, pratos quentes ou numa sobremesa. O cottage é uma excelente opção para incluir nas refeições ou snacks a meio do dia. Pode ser, por exemplo, barrado no pão com abacate em fatias, em saladas frias, numa sopa ou acompanhado de fruta e nozes.

5. É rico em cálcio e selénio

Além de ser baixo em calorias e rico em proteína, o cottage também é rico em cálcio e selénio. O cálcio ajuda a reduzir a acumulação de gordura corporal e o selénio tem propriedades antioxidantes. Fósforo e vitamina B12 são outros minerais presentes neste alimento que pode facilmente ser incluído numa dieta equilibrada.

6. Está à venda em super e hipermercados

O novo cottage Corpos Danone está à venda na zona dos queijos em super e hipermercados espalhados pelo País. Cada embalagem custa 1,79€.

Este artigo foi escrito em parceria com a Danone.