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Alimentação Saudável

Há quem coma este alimento à noite para queimar gordura enquanto dorme

É uma ótima fonte de proteína, gorduras boas e fibras. Extra: pode ser incluído em várias receitas.
Há uma quantidade diária ideal.

Um dos melhores aliados na dieta prepara-se em poucos segundos: basta triturar os amendoins até obter uma pasta. Estamos a falar da famosa manteiga de amendoim. Embora muita gente desconfie deste alimento, a verdade é que tem vários benefícios, entre os quais ajudar a queimar gordura durante o sono. Sim, sem fazer rigorosamente nada. Mas já lá vamos.

Este alimento começou por ser produzido nos Estados Unidos na década de 90. Na altura, tinha uma quantidade gigante de açúcar e produtos químicos. O seu sabor e aspeto fez da manteiga de amendoim um dos produtos mais populares.

Segundo Andrew Smith, autor do livro “Peanuts: The Illustrious History of the Goober Pea”, a razão pela qual ficou tão famosa resume-se à “conspiração vegetariana”.

Numa entrevista a jornal britânico “The Independent”, em 2017, o também especialista em alimentação defendeu que tudo começou com uns cereais criados por John Harvey Kellogg: “Ele era vegan e na altura estava a tentar muitas coisas novas. Ele queria saber como substituir a manteiga normal por uma manteiga vegan.”

“Naquela época, as pessoas tinham muitos problemas nos dentes, pelo que era difícil comerem coisas como granola, então ele começou a triturar tudo. Um dia, acidentalmente, triturou amendoim e acabou por descobrir aquilo que se conhece hoje”, disse.

Inicialmente, era visto como um produto para famílias ricas. Mais tarde, à medida que surgiram mais empresas a produzir manteiga de amendoim, e também devido à crise económica de 1929, tornou-se um alimento de preço baixo para as famílias que passavam dificuldades.

Não demorou muito para a popularidade desta pasta se espalhar por todo o mundo, mas nem todos são fãs. O principal motivo é o valor energético: cada 100 gramas desta pasta representam 580 calorias. Porém, é preciso ter noção de que este valor se deve, sobretudo, ao elevado teor de gordura insaturada presente na sua composição. Portanto, as gorduras boas.

Há um possível segundo argumento para desconfiar da manteiga e amendoim: as tais versões à venda no supermercado estão cheias de sal, açúcares e outros ingredientes pouco amigos da dieta e da saúde. É por isso que a manteiga pura que pode fazer em casa é a opção mais segura.

“A manteiga de amendoim tem vindo a ganhar cada vez mais amantes por várias razões. É saborosa, versátil e muito rica em termos nutricionais. Talvez seja mais falada e usada do que a manteiga de outros frutos secos porque é mais barata”, conta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Trata-se de um alimento rico em antioxidantes, proteína, fibra, vitamina E, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, zinco, ferro, cobre e magnésio. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, promove a saciedade, torna a pele mais bonita, favorece o ganho de massa muscular, combate a anemia e regula o trânsito intestinal.

Agora, vamos ao que interessa: como é que permite queimar gordura enquanto dorme? De uma forma geral, segundo a nutricionista, “é possível potenciar a queimar de gordura durante o sono, dependendo daquilo que ingerimos. Além disso, há alimentos que podem ajudar a dormir melhor, a não ter tanto apetite de manhã e a ter menos ataques de fome durante o dia”.

O truque está em privilegiar alimentos com proteína de alto valor biológico e ricos em gorduras boas e fibra, onde está incluída a manteiga de amendoim.

Esta pasta, tal como acontece com outros alimentos, quando ingerida na quantidade certa, mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue e o glucagon — uma hormona que ajuda a queimar gordura.

De acordo com a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, uma colher de sobremesa (cinco a seis gramas) a uma colher de sopa (15 gramas) é suficiente para a maioria das pessoas. Com esta quantidade consegue-se obter todos os benefícios do seu consumo sem aumentar muito a ingestão calórica. Contudo, é claro que a quantidade vai sempre depender do objetivo e características individuais.

Além de barrar na fruta ou adicionar ao iogurte grego, pode incluir manteiga de amendoim nas mais variadas receitas, desde bolos aos muffins. Carregue na galeria para conhecer algumas opções.