Alimentação Saudável

Nesta dieta pode perder 9 quilos em 20 dias — e é seguro

A grande regra deste método é ingerir 1200 calorias. A NiT dá-lhe o exemplo das refeições que tem de fazer.

A NiT explica-lhe tudo.

Todos os dias surgem novas dietas e truques quase milagrosos para perder peso. Curiosamente, têm sempre o mesmo em comum: prometem resultados rápidos em pouco tempo. À lista, junta-se mais um método — chama-se a dieta das 1200 calorias.

Uma forma segura de perder peso é ingerir menos 500 calorias relativamente às necessidades diárias, podendo conduzir a uma perda até meio quilo por semana. Na prática, para a maioria das pessoas, isto consiste num plano de 1200 calorias por dia.

No fundo, o objetivo é que os seguidores deste método gastem mais calorias do que aquelas que ingerem, para que possam gastar a gordura acumulada.

“De acordo com uma nutricionista da universidade de Ohio, um plano alimentar de 1200 calorias é ideal sobretudo para mulheres com mais de 50 anos que são sedentárias, mas também para pessoas de qualquer idade desde que sejam saudáveis”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Ingerir 1200 calorias por dia é saudável?

Segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, não é recomendado seguir um plano com menos de 1200 calorias. Porquê? Porque será difícil obter a quantidade de nutrientes necessários e não perder massa muscular. Portanto, neste caso, está dentro dos limites.

“É que com estas calorias consegue-se perder peso de forma segura sem que hajam carências alimentares, desde que o plano esteja bem estruturado”, conta.

Este método inclui cinco refeições por dia.

Quais são as regras desta dieta?

Quando se segue uma dieta hipocalórica um dos grandes desafios é controlar a fome. Por isso, é importante apostar em alimentos ricos em fibra e proteína e não esquecer a hidratação.

Mas atenção: saltar refeições não é uma opção. Deve poupar nas calorias se manter bem durante todo o dia e não ficar sem comer. É que passar fome é preparar-e para o fracasso da dieta. Além disso, o facto de não se sentir saciado vai fazer com que procure coisas menos saudáveis.

Outra das recomendações é beber 1,5 a dois litros de água por dia. Ao temperar a salada nas refeições principais não deve ultrapassar as duas colheres de chá de azeite.

Para que perceba como funciona a dieta das 1200 calorias na prática, a NiT tem um exemplo de um dia de refeições. No total, come cinco vezes por dia. Carregue na galeria para descobrir as sugestões.