Alimentação Saudável

Golden Milk: a bebida que está a revolucionar o mundo fit

Ajuda a perder peso, é desintoxicante e ajuda a diminuir o risco de várias doenças. Vamos explicar-lhe tudo sobre esta tendência.

Pode ter uma cor menos comum, mas é delicioso.

Lanches em frascos, banana congelada em forma de smoothie bowls, receitas de iogurtes com mais de 1100 anos e podíamos continuar. Em 2017, não faltaram tendências no mundo fit. Desta vez, é uma bebida quente que está a dar que falar. Embora tenha surgido o ano passado, só agora é que está a dominar as fotografias das redes sociais. Estamos a falar do Golden Milk ou, em português, leite dourado.

É alegadamente usado há séculos como uma bebida medicinal Ayurvédica na Índia. No entanto, devido aos seus benefícios, o seu consumo espalhou-se um pouco por todo o mundo. Para começar, é uma bebida quente, reconfortante e saudável, o que quer dizer que é ideal para ser consumida nos dias frios.

Mas, afinal, o que é o Golden Milk?

Não é nada mais do que uma mistura de leite de coco e curcuma. Ainda assim, podem ser adicionados outros ingredientes que vão aumentar a absorção e biodisponibilidade do composto ativo da curcuma, como as especiarias (canela e/ou pimenta) e gorduras saudáveis (óleo de coco).

Quais são os seus benefícios?

“A estrela desta bebida é a curcuma e o seu composto ativo é a curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias, anti-cancerigenas, antioxidantes, antivirais, antifúngicas e antibacterianas. Por estas razões, a curcuma é um excelente aliado para a saúde, protegendo-nos de doenças como a diabetes, cancro, alzheimer, artrite, doenças cardiacas”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Além destas vantagens, esta bebida melhora o humor, reduz o stress, ajuda a dormir melhor, melhora a memória, facilita a digestão, reforça o sistema imunitário e ainda desintoxica o organismo. Há mais um ponto positivo que, provavelmente, foi aquele que levou ao seu consumo repentino: devido ao seu efeito termogénico, pode potenciar a perda de peso.

Segundo a especialista, quem tem como hábito beber um copo de leite ou uma chávena de chá para dormir melhor, devia substituí-lo pelo leite dourado. “Faz-nos sentir melhor”, diz à NiT.

É a curcuma que dá a cor amarela à bebida.

É assim que se prepara esta bebida

A melhor parte, além dos benefícios, é que vai estar a ingerir uma bebida sem qualquer produto de origem animal. Na verdade, consegue uma opção natural, vegan, sem lactose e com muito sabor. Tome nota da receita, sugerida pela nutricionista.

Ingredientes:

Pasta de curcuma
—Meia chávena de água filtrada;
— Um quarto de uma chávena de curcuma em pó;
— Meia colher de chá de pimenta preta;
— Gengibre (opcional)
Golden Milk
— Uma chávena de leite de coco;
— Uma colher de chá de óleo de coco;
— Um quarto a meia colher de chá de pasta de curcuma;
— Mel (a gosto).

Modo de preparação:

Primeiro, deve começar por preparar a pasta de curcuma. Num tacho deve colocar todos os ingredientes e levar ao lume, mexendo sempre. Quando a mistura formar uma pasta, desliga o lume e deixar arrefecer. Depois, só tem de colocar a pasta num recipiente.

Entretanto, passando mesmo à preparação do leite dourado, deve colocar o leite de coco, óleo de coco e a pasta de curcuma num tacho. Cozinhe durante alguns minutos, mexendo sempre, até levantar fervura. De seguida, desliga e adiciona mel a gosto.

Pode beber uma chávena antes de ir dormir.