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Alimentação saudável

Esqueça a manteiga normal — a ghee é que está a dar

É feita a partir de manteiga sem sal, mas no modo de preparação sofre transformações que a tornam mais saudável. Tome nota da receita. 

Há várias opções para substituir as manteigas e margarinas tradicionais: há muitos cremes vegetais para barrar, queijos light e várias versões magras deste produto. Mas agora, a esta lista junta-se a manteiga ghee. Muito usada na culinária índiana, está, gradualmente, a chegar até nós. De acordo com a ”Time”, trata-se de uma manteiga clarificada, que, apesar de ser feita a partir da tradicional manteiga, apresenta mais benefícios para a saúde. E porquê? Está tudo no modo como é preparada. Nós explicamos.

Durante a preparação, a manteiga (que deve ser sem sal) é derretida em banho-maria. Isto vai  fazer com que os seus elementos constituintes se separem — a espuma aparecerá na parte de cima da panela, os sólidos do leite no fundo e a manteiga clarificada (a parte que vai utilizar) entre os dois. É ao retirar a espuma e os sólidos do fundo, que se faz magia: neste processo, as toxinas da gordura do leite e lactose são também removidas — por isso é também uma boa solução para intolerantes à lactose. 

Somamos a isto o facto da ghee ser mais fácil de digerir e de ser mais benéfica para o coração. Mas atenção, não deixa de ser feita a partir de gordura. Por isso, em excesso, como acontece com tudo, não faz bem.

Ficou curioso? Ótimo. Com a ajuda da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia” dizemos-lhe como preparar o ghee em casa. O modo de preparação requer tempo, mas depois pode durar até três a quatro meses no frio. Tome nota.