Alimentação Saudável

Extrato de spirulina é a nova tendência do mundo fit

Tem ainda mais benefícios do que a spirulina e pode ser usado em várias receitas e ainda pode tornar fotografias incríveis.

Só pela fotografia já vale a pena.

A cada dia que passa há mais consciência de que aquilo que se come pode fazer grande diferença, tanto na saúde, como no aspeto do corpo. As opções de refeições saudáveis são cada vez mais e os alimentos fit estão sempre a aparecer no mercado. Que a spirulina é um superalimento com várias propriedades que trazem benefícios para a saúde já toda a gente sabe. O que talvez ainda não saiba é quais são os principais benefícios da conhecida Blue Majik que é, basicamente, o extrato de spirulina. Já é um sucesso nas redes sociais — principalmente porque torna as fotos incríveis.

“É muito parecido com a spirulina, mas contém ainda mais nutrientes. É rico em vitaminas do complexo B, nomeadamente a B12, betacarotenos (tem cinco vez mais do que a cenoura), vitamina E, minerais como o ferro (tem 22 vezes mais do que os espinafres) e cálcio (tem seis vezes mais que o leite), antioxidantes (seis vezes mais do que as amoras), enzimas, gorduras boas e proteína”, diz à NiT a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

O Blue Majik é nada mais do que um extrato da alga azul-esverdeada Arthrospira. A cor azul deste superalimento vem da ficocianina que é um pigmento que faz com que a spirulina tenha uma tonalidade ligeiramente azulada. Para fazer spirulina azul, a C-ficocianina, antioxidante solúvel em água, é extraída e depois é vendida como um pó azul.

Está à venda em frascos.

Segundo a especialista, várias investigações têm provado que C-ficocianina é rica em antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias e que pode promover a saúde do cérebro. Além disso, explica que tem propriedades benéficas na recuperação muscular após o treino, por causa do seu teor proteico e antioxidante.

No entanto, dependendo da sensibilidade de cada pessoa, pode provocar náuseas ligeiras, dores de estômago, fadiga e tonturas. Estas algas podem ser facilmente contaminadas com microcistinas, umas substâncias tóxicas que podem absorver metais pesados. Para isto não acontecer, tenha o cuidado de escolher marcas certificadas e orgânicas.

Onde é que podemos utilizar este alimento?

A sua utilização é muito versátil. Pode ser utilizado para aumentar o valor nutricional de smoothies e batidos, mas também pode ser adicionado a panquecas, crepes e overnight oats. As sobremesas são outra forma de utilizá-lo. Experimente incluir num pudim de chia, bolos ou para dar cor a gelados e iogurtes.

O xstrato de spirulina ainda não está à venda em Portugal. Contudo, pode encomendá-lo online na Amazon desde 55€.

Para que teste o poder deste alimento, vamos partilhar uma receita. Vai começar com uma bowl de kiwi e Blue Majik, sugerida por Sónia Marcelo. Tome nota.

Do que precisa:

— Meia banana congelada;
— Uma colher de chá de pó de Blue Majik;
— Uma pequena caixa de creme de coco;
— Meia chávena de leite de coco.
Topping
— Mirtilos (a gosto);
— Kiwi cortado às rodelas.

Como se faz:

Coloque a banana congelada, o creme de coco, o leite de coco e o Blue Majik numa liquificadora e triture. Quando conseguir uma mistura homogénea, passe para um tigela e decore com os mirtilos e as rodelas de kiwi.

Vai ficar mais ou menos assim. Talvez mais para menos.